Oferecido por
São Paulo-SP. Foto: Marcelo Pinheiro.
O dia começou com céu aberto na maioria das áreas de São Paulo, sem maiores intercorrências. As condições meteorológicas seguem semelhantes nesta quarta-feira de cinzas (22) com ar quente e úmido predominando no estado e sensação de abafamento.
Mais um dia de temporais por São Paulo-SP. Foto: Marcelo Pinheiro.
A tendência é que no decorrer da tarde, fortes pancadas de chuva aconteçam na região paulista. Áreas da Serra da Mantiqueira e proximidades seguem com potencial alto para ocorrência de temporais.
Com o avanço de uma frente fria pelo oceano, as regiões do Vale do Ribeira, do Litoral Sul e da Baixada Santista também permanecem em alerta para chuva forte em forma de temporais, assim como a capital do estado. Há riscos de transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra nestas áreas.
Na quinta-feira (23), o ar quente continua atuando em grande parte de São Paulo, mantendo o alerta para temporais ativo na maioria das áreas, inclusive na capital paulista. As condições topográficas também influenciam para que a chuva intensa e volumosa ocorra na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba. No litoral do estado a situação é de atenção em relação aos volumes menores previstos comparando com as demais localidades, mas ainda assim há previsão de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade acompanhada de raios e rajadas de vento consideráveis.
Vale lembrar que devido à quantidade de chuva recebida no litoral paulista nos últimos dias e com o solo já saturado de tanta água, a chuva ainda poderá causar estragos e danos à população.
Foto: Climatempo, Mapa de Risco para o Sudeste para a quinta-feira (23)
A previsão segue com pancadas de chuva por todo o estado no decorrer desta semana, com os maiores acumulados concentrados em algumas áreas no norte e principalmente no leste de São Paulo.
Entre o domingo (26) e a terça (28), as instabilidades se intensificarão consideravelmente e a chuva aumenta devido a passagem de uma frente fria nos últimos dias do mês. Áreas do litoral sul e Vale do Ribeira merecem atenção especial, mas de maneira geral, todo o leste paulista vai sofrer novamente com os volumes e a frequência da chuva.