Oferecido por
O ar quente e úmido ainda predomina sobre grande parte do país no decorrer desta segunda semana de março. A circulação dos ventos nestes próximos dias, também favorece a formação de nuvens mais carregadas sobre o sul de Minas Gerais.
Nesta segunda-feira (06), muitas regiões de divisa com São Paulo, começam o dia com o ar mais abafado, nebulosidade variável e chuva isolada já pela manhã. Estas pancadas ainda intercalam períodos de sol e melhoria e o calor ainda predomina. Durante a tarde, temporais com raios e ventos sobre toda a faixa sul do estado de Minas Gerais.
Com o aquecimento repentino, sol brilhando forte e toda esta instabilidade, algumas regiões do Triângulo de Minas, podem registrar queda de granizo durante a chuva forte.
Foto: Itajubá (MG), por Vinícius Lucyrio
No decorrer da semana, os temporais típicos de verão se espalham mais sobre o centro-sul mineiro. Cidades como Varginha, Passos, Itajubá, São Lourenço e Pouso Alegre voltam a ficar em alerta. Há expectativa de acumulados entre 100 a 200mm, isto pelo menos até a sexta-feira (10) sobre as áreas do sul de Minas.
Na capital, Belo Horizonte, semana bem abafada, com bons períodos de sol e temperaturas elevadas, mas também com atenção para pancadas fortes, em forma de temporais localizados e com ventos que variam de 40 a 60 km/h.
No decorrer desta semana, áreas do norte e leste do estado, que vinham de dias com tempo firme, também voltam receber chuva, mais ainda de forma irregular e mal distribuída, com acumulados não passam nem de 10mm.
Confira abaixo o mapa de chuva para o BR
Chuva acumulada de 05/03/2023 a 09/03/2023