Oferecido por
Os temporais persistem no Norte do Brasil. A chuva deverá ocorrer com forte intensidade e acumular volumes consideráveis no decorrer desta segunda-feira (06) em várias áreas da Região, principalmente entre a tarde e a noite. Capitais como Macapá, Belém e Porto Velho ficam em alerta devido ao aumento das instabilidades.
Em Manaus há o registro de chuva desde a manhã, e com o aquecimento no decorrer do dia as instabilidades devem ganhar força, trazendo o risco de chuva forte. No interior do Amazonas e no Sudoeste do Pará, o sol aparece entre bastante variação de nebulosidade, com chance de chuva a qualquer momento. Chove a qualquer momento também no Tocantins e no Acre. Já em Boa Vista e no norte de Roraima, o tempo segue firme.
Temporais permanecem na terça-feira
Foto: Mapa de risco para a terça-feira (07) na Região Norte do Brasil
Na terça-feira (07), grande parte dos estados ainda tem previsão de chuva excessiva. Além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando sobre o Amapá e no nordeste do Pará, a presença do ar quente e úmido por toda a Região e a influência da Alta da Bolívia contribuem para que o tempo fique instável.
O Amazonas, o Pará, o Amapá e algumas áreas do Tocantins são lugares com alto potencial para temporais no decorrer do dia. No Acre e em Roraima também há possibilidade de chuva, mas de forma isolada e passageira.
Até a sexta-feira (10), a tendência é de que as instabilidades cresçam e a chuva continue incidindo fortemente e com risco para acumulados significativos no Norte do Brasil.
Foto: Mapa com o acumulado de chuva previsto entre os dias 7 e 11 de março na Região Norte
De acordo com a imagem acima, podemos notar que os maiores volumes de chuva serão observados no norte do Amazonas, incluindo a Região de Manaus, e também no sudoeste e nordeste do Pará, próximo ao litoral do estado.