Oferecido por
Foto: Maria Carolina Castro.
Um forte temporal se formou na tarde de quarta-feira (08) na Grande São Paulo. As áreas da Zona Leste, Zona Sul e ABC Paulista foram as mais atingidas.
Contabilizando os danos provocados pelo temporal:
- Queda de granizo na Zona Leste;
- Rajadas de vento de quase 90 km/h no Aeroporto de Congonhas;
- 37 pontos de alagamentos na cidade de São Paulo (fonte: CGE);
- Queda de 40 árvores (Corpo de Bombeiros);
- 10 desabamentos (Corpo de Bombeiros);
- Transbordamento de córregos e rios;
- Chuva de 70 mm (Vila Clementino) e 50,5mm (Sapopemba) de acordo com o CEMADEN;
- Uma vítima fatal em Moema (Polícia Militar).
Temporais destruiu árvores provocando queda de energia em diversos bairros. Foto: Maria Carolina Castro.
O que motivou as tempestade da última quarta-feira (08)?
A tarde de quarta-feira foi muito quente na cidade de São Paulo, com 33,1°C no bairro da Mooca, de acordo com o CGE. Além do calor, da alta umidade do ar, e um cavado meteorológico em altitude (que é uma ondulação do fluxo de ventos), houve também um entranhamento de ar seco em médios níveis atmosféricos e um cisalhamento do vento na coluna atmosférica. Todos esses fatores somados potencializaram a tempestade. Não se descarta a ocorrência de uma frente de rajada e um downburst de acordo com as imagens de radar e os estragos que foram observados.
Este fenômeno faz surgir massas de ar denso e frio dentro da nuvem que se mantêm sustentadas por correntes convectivas até o momento em que as forças descendentes superam as forças ascendentes, com peso e a força da gravidade. Neste momento, correntes de ar descendente chamadas de downdrafts são estabelecidas, elas caem no chão e depois se espalham horizontalmente em forma de anel.
Previsão do Tempo nesta quinta-feira (09) e próximos dias
A quinta-feira segue marcada por temporais e chuva volumosa em todo o estado de São Paulo, as condições são favoráveis para eventual queda de granizo, ventanias pontuais e transtornos causados pelos altos acumulados, os municípios afetados devem ficar em alerta, como nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Marília, Ourinhos, Botucatu, Itapetininga, Sorocaba, São Carlos, Campinas, Jundiaí, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, metropolitana de São Paulo, litoral sul, Baixada Santista, litoral norte.
Vale salientar que hoje, no estado de SP, além do calor, e da alta umidade, o temporal intenso será reforçado também por uma circulação ciclônica nos médios níveis da atmosfera entre o PR e SP, ou seja uma baixa pressão atmosférica em torno de 5km de altitude. Com risco de volumes elevados tanto no estado de SP quanto no PR.
Durante o final de semana, a chuva aumenta de intensidade e volume no estado de São Paulo, devido o avanço de uma frente fria afastada mas na altura da costa do estado neste final de semana.