Oferecido por
Fonte: Getty Images.
Março começou com chuva frequente e muito volumosa no Paraná. Nos últimos dias, a chuva foi forte e acompanhada de temporais. No litoral, o volume já ultrapassa os 200 mm. Para se ter uma ideia, em Guaratuba choveu 131,2mm em apenas 24 horas, o que representa 49,0% da Climatologia de março (267,9mm).
Acumulado de chuva no mês de março no Paraná.
No entanto, a chuva começa a perder força gradualmente já a partir de quarta-feira (15). Alguns temporais são pontualmente mais fortes no noroeste e no litoral do estado nesta quarta-feira (15); no litoral, a entrada de ventos úmidos deixa o tempo fechado, com chuva a qualquer hora. Ainda há potencial de enchentes e alagamentos, já que o solo está saturado nestas áreas.
Em Curitiba, o tempo ainda fica fechado nesta quarta-feira (15), com possibilidade de nevoeiro e chuva fraca no fim do dia. Nas demais regiões, previsão de pancadas moderadas de chuva e bastante variação de nebulosidade.
A chuva diminui e o sol aparece mais a partir de quinta-feira (16)
Os ventos úmidos que sopram do oceano ainda são responsáveis por manter nuvens muito carregadas e chuva a qualquer momento no leste do Paraná, então há potencial para chuva a qualquer momento no litoral. Como o solo está saturado, há alto risco de deslizamentos, queda de barreira e formação de enchentes e alagamentos.
Na quinta-feira (16), a chuva diminui ainda mais na Capital, o tempo ainda fica nublado, mas o sol já aparece mais e não chove. Nas demais áreas do estado, o sol aparece um pouco mais nesta quinta-feira (16), a chuva é passageira, concentrada de tarde e com menor possibilidade de temporais. A mudança na circulação dos ventos permite dias mais quentes e secos, com redução da precipitação.
Depois de dias com tantos temporais, a previsão indica que até o final do verão, as temperaturas vão subir e a chuva será mais irregular e passageira pelo estado paranaense, por vezes apenas em forma de garoa.