Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Previsão outono 2023: Região Norte

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Previsão outono 2023: Região Norte

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    O outono começa nesta segunda-feira (20) às 18 horas e 25 minutos, pelo horário de Brasília. Essa é uma estação de transição, entre a época mais úmida e quente (verão) para o período mais frio e seco (inverno).

     

     

    Condições Oceânicas no Outono

     
    O Oceano Pacífico se aquecer gradualmente na faixa equatorial ao longo do outono, numa condição de neutralidade com viés quente. A La Niña terminou em fevereiro, mas seus efeitos ainda são sentidos neste início de abril, no entanto, aos poucos esse acoplamento com a atmosfera é desfeito.

     

    No final do outono, já em junho, o Pacífico equatorial deverá estar com temperaturas acima da média em toda a faixa, principalmente próximo da América do Sul. O El Niño deverá se instalar de fato a partir de julho, e sua influência será notada a partir de agosto, como o aumento das chuvas na região Sul, diminuição no extremo norte e elevação das temperaturas, que tendem a ficar acima da média na metade norte do país a partir de julho.

     

    Previsão para o outono no Norte do país

     

    O Norte do país deverá ter ainda um mês de abril chuvoso, principalmente nos estados do Pará e Tocantins, onde os volumes ficam acima da média. Apesar de abril e maio serem meses chuvosos na Região, os volumes tendem a ficam um pouco abaixo da média entre o norte do Amazonas e Roraima, em abril, mas no Amapá, os acumulados ficam um pouco acima da média. No mês de maio, a chuva fica mais volumosa em relação ao normal na maior parte do Amazonas, no Pará, Amapá e norte do Tocantins, com volumes extremamente altos no litoral paraense.

     

    Em junho a chuva diminui em quase toda a região, ficando um pouco abaixo da média em quase todo o interior, mas no extremo norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Ainda deve chover mais que o normal no mês de junho, mas com redução no volume em relação aos meses anteriores. 

     

     

    A temperatura acompanha esta tendência, ficando abaixo da média nessas áreas, devido a chuva persistente, mas mantendo uma condição de tempo muito abafado. Nas outras áreas a temperatura sobe no decorrer do outono e fica acima da média no Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.

     

    No sul da Amazônia há possibilidade de eventos de friagem, com massas de ar frio atingindo a Região e provocando quedas acentuadas de temperatura, principalmente em junho.

      

      

    Atenção! A chuva frequentes durante toda a estação do outono eleva o nível dos rios da Bacia Amazônica, provocando as cheias dos rios entre junho e julho.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias