Oferecido por
O governo do Acre decretou nesta sexta-feira, 24 de março, a situação de emergência em Rio Branco, capital do estado. Após a chuva muito volumosa dos últimos três dias, o rio Acre alcançou a cota de transbordamento de 14 metros na quinta-feira, 23. Nesta sexta-feira, o nível do rio Acre subiu ainda mais, atingindo 15,98 metros às 9 horas da manhã.
As imagens aéreas divulgadas pela SECOM/AC (Secretaria de Comunicação) mostram a Rio Branco completamente alagada.
Cheia do rio Acre deixa Rio Branco em emergência (Foto: Pedro Devani/SECOM)
Rio Branco entrou em emergência, por causa da cheia do rio Acre (Foto: Pedro Devani/SECOM)
Quanto choveu?
Esta semana foi marcada por muita instabilidade na região do Acre, Rondônia e no sul do Amazonas devido a presença de uma baixa pressão atmosférica que ficou ativa nesta porção da Região Norte. Uma baixa pressão atmosférica, aliada à grande disponibilidade de calor e de umidade no ar, facilita e induz a formação de grandes nuvens com potencial para tempestades.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 24 horas, entre 9 horas do dia 22 e 9 horas de 23 de março (hora de Brasília), Rio Branco recebeu 124,4 mm de chuva. O acumulado na semana, entre 9 horas do domingo, 19, até 9 horas da sexta-feira, 24, foi de 223,4 mm, que representam 78% da média normal de precipitação em março, em Rio Branco. O total de precipitação desde o início do mês, até o começo da manhã do dia 24, estava em 440,2 mm, 54% acima da média normal para março, que é de 286 mm.
Previsão é de mais chuva
O excesso de umidade e o ar abafado predominam normalmente nesta época do ano em praticamente toda da Região Norte. Por isso, a formação de nuvens de temporal é comum e frequente.
A previsão para o fim de semana é de que toda a região do Acre, Amazonas e Rondônia tenham pancadas de chuva frequentes intercaladas com períodos de sol. Há risco de chuva forte e a qualquer hora.
Tendência para a próxima semana
O tempo permanece instável na próxima semana sobre toda a vizinhança do Acre. As pancadas de chuva vão continuar frequentes, ainda com risco de chuva forte.
Há condições para chuva em todos os dias da próxima semana.