Oferecido por
Neste sábado (25), um sistema de alta pressão, o qual tem correntes de ar subsidentes por girar no sentido anti-horário no Hemisfério Sul, impede a formação de nuvens de chuva, deixando o tempo aberto, com sol ao longo do dia e pouca nebulosidade, em boa parte do interior paulista, como Bauru, Sorocaba, Campinas e São José do Rio Preto, assim como em grande parte de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte. Tempo estável ainda no centro-oeste e norte de Goiás e no Distrito Federal.
Getty Imagens
Com a ausência de precipitação, a umidade relativa do ar fica comprometida, apresentando índices abaixo dos 30%, o que já é considerado estado de atenção e requer maiores cuidados com a saúde, sobretudo de crianças, idosos e pessoas que já tem problemas do trato respiratório, vale ressaltar que a umidade relativa do ar ideal seria a partir de 60%. As áreas que ficam em estado de atenção para os baixos índices de umidade do ar são: o norte de São Paulo, pegando áreas como Ribeirão Preto e Franca, o oeste e noroeste de Minas Gerais, o sudoeste da Bahia, o centro-leste de Goiás e o Distrito Federal, bem como Goiânia e Brasília. Além da secura, faz calor em todas as áreas citadas acima, no período da tarde.
Tendência
No domingo (26), o ar seco ganha força e mais áreas ficam em estado de atenção para a baixa umidade relativa do ar, com índices inferiores aos 30%, além do norte paulista, o noroeste do estado de São Paulo, também fica com a umidade do ar comprometida. Algumas das cidades paulistas com ar seco são: Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Além disso, a metade oeste de Minas Gerais, bem como a região do Triângulo Mineiro, o Distrito Federal, incluindo Brasília, quase todas as áreas de Goiás, bem como Goiânia, ficando de fora apenas o norte e noroeste do estado.