Oferecido por
A formação de um intenso ciclone extratropical coloca em alerta de ressaca áreas costeiras das regiões Sul e Sudeste.
Condição de ressaca no primeiro final de semana de abril de 2023.
Ressaca com ondas de 2,5 a 4 metros
Região Sul
Ressaca de Chuí-RS a São Francisco do Sul-SC: de 3 a 4 m de altura, desde a noite da sexta (31) à noite de domingo (02). Seu momento de maior intensidade acontece entre sábado (01) e domingo (02).
Região Sudeste
Ressaca no litoral de São Paulo e Rio De Janeiro: de 2,5 a 3,5m desde o domingo (02) até a tarde de terça (04), sendo mais intenso entre domingo (02) e a segunda-feira (03).
Ondulação de Sul (S) e sudoeste (SW) previstas para esse final de semana e começo da semana que vem deixam o litoral de São Paulo com ondas em torno de 2,5 metros, um pouco menos agitado que a costa fluminense, onde há previsão de ondas de até 3,5 metros, desde a Costa Verde até a Região dos Lagos.
Atenção aos alagamentos costeiros em todas as áreas mencionadas acima.
A animação mostra a projeção da altura e da direção das ondas na costa do Sul e do Sudeste do Brasil, de 12 em 12 horas (9h e 21h), de 31 de março a 5 de abril de 2023, feita pelo modelo de ondas WW3 (Wavewatch 3), desenvolvido pelo National Weather Service (NWS) / National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos. Quanto mais intenso o tom de laranja, maiores são as ondas. Os tons em azul indicam ondas pequenas.
Entre os dias 31 de março e 5 de abril de 2023, grandes ondas (manchas em laranja intenso) passam pela costa do Sul do Brasil, de São Paulo e do Rio de Janeiro, com risco de ressaca, afastando-se depois para alto-mar.
Grandes ondas passam pela costa da Região Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro,
entre os dias 31 de março e 5 de abril de 2023