1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Previsão para o feriado prolongado da Páscoa em todo o Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão para o feriado prolongado da Páscoa em todo o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

14 min de leitura

Oferecido por

 

 

O Clima úmido e abafado vai predominar sobre o Brasil durante todo o feriado prolongado da Páscoa. Poucas áreas do país estarão fora do risco de alguma chuva. Não tem previsão de ar frio origem polar para entrar no país, mas o excesso de nebulosidade e a chuva vão impedir que a temperatura suba muito em vários estados.

 


Confira a previsão para o feriado prolongado da Páscoa para todas as Regiões do Brasil

 

 

Região Sul

 

A  nebulosidade e as condições para chuva começam a aumentar sobre o Sul do Brasil a partir desta quarta-feira e o tempo instável deve predominar em quase todo o fim do feriado prolongado. Desta vez, a chuva não virá de uma frente fria, mas da queda acentuada da pressão atmosférica. Uma baixa pressão atmosférica se desloca devagar sobre o Sul do Brasil.

 

Para a sexta-feira, 7, e para o sábado, a previsão é de muita nebulosidade e chuva frequente sobre quase todo o Sul do Brasil, com risco de chuva forte nos três estados. Não tem previsão de chuva apenas para o sudoeste gaúcho, região de Uruguaiana, mas a quantidade de nuvens será grande. O sul do Rio Grande do Sul, região de Bagé e de Pelotas, podem chuviscos apenas.

 

As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também podem ter chuva forte nestes dois dias. 

 

Atenção especial com o litoral norte de Santa Catarina que poderá ter chuva volumosa e transtornos na sexta-feira.

 

Durante o domingo, a baixa pressão atmosférica vai se movimentando para o Sudeste e o tempo melhora no Sul do Brasil. O sol volta a predominar no Rio Grande do Sul, mas ainda tem previsão de algumas pancadas de chuva para o litoral, para a serra gaúcha, região do Planalto e Missões. Os períodos com sol vão aumentar sobre Santa Catarina e no Paraná, mas ainda com ocorrência de pancadas de chuva. 

 

Não tem previsão de frio intenso no Sul, como fez nas manhãs e noites do primeiro fim de semana de abril. Mas o excesso de nebulosidade e a chuva vão deixar a temperatura amena.

 


Região Sudeste

 

Todos os estados do Sudeste terão pancadas de chuva durante o feriado prolongado da Páscoa, mas a nebulosidade e a chuva mais persistentes devem ser observadas em São Paulo.

 

A presença de ar quente e úmido forma as nuvens de chuva no Sudeste, mas em geral durante a tarde. Mas o estado de São Paulo estará mais próximo de uma grande baixa pressão atmosférica que vai provocar muita chuva no Sul do Brasil no feriadão.

 

Na sexta-feira, 7 de abril, a população do Rio De Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo vão poder contar com várias horas de sol e calor, mas tem chance de pancada de chuva com raios à tarde e à noite, mas que não devem se prolongar por muitas horas.

 

Já em São Paulo, a sexta-feira será com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, com risco de chuva moderada a forte inclusive na Grande São Paulo, na Baixada Santista e no Litoral Sul. Os maiores períodos com sol vão ocorrer no Norte de São Paulo, na região da Mantiqueira e do Vale do Paraíba.

 

No sábado, a baixa pressão atmosférica avança sobre São Paulo engrossando a chuva em todo o estado e aumentando as condições para chuva também em parte de Minas e do Rio de Janeiro. No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, no Grande Rio e no Sul Fluminense (região de Resende, Angra dos Reis, Paraty) a nebulosidade será grande o dia todo e as pancadas de chuva devem ocorrer várias vezes, podendo ser moderadas a fortes, em algumas horas.

 

Já no centro-norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no centro, leste e norte de Minas Gerais, o sol ainda vai aparecer forte por várias horas, mas a chance de pancadas de chuva a partir da tarde já será maior do que na sexta-feira. As capitais Vitória e Belo Horizonte também podem ter chuva a partir da tarde, com risco de chover forte na capital mineira. Somente a região do Vale do Jequitinhonha fica fora da chuva no sábado.

 

No domingo de Páscoa, a maioria das áreas de Minas Gerais (incluindo BH), do Espírito Santo (incluindo Vitória) e do Rio de Janeiro terão um dia abafado, com sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios  à tarde e à noite.

 

A região do Grande do Rio, o Sul Fluminense , o Sul de Minas e todo o estado de São Paulo (incluindo a Grande São Paulo) passam o domingo de Páscoa com risco de chuva a qualquer hora e o céu carregado de nuvens. Há risco de chuva forte especialmente no estado de São Paulo.

 

Não há previsão de entrada de ar frio sobre o Sudeste. A sensação de calor e de ar abafado vai predominar no feriado prolongado. No estado de São Paulo, a temperatura fica amena devido ao excesso de nuvens e chuva.  O Sul de Minas também tem um feriado prolongado ameno.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente e úmido vai predominar sobre o Centro-Oeste do Brasil no fim de semana prolongado da Páscoa e facilitar a formação das nuvens de chuva.  Além disso, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera também vai ajudar a organizar as áreas de instabilidade sobre a Região.

 

O ar fica abafado e a sensação de calor vai predominar em toda Região durante o feriado prolongado.

 

Na sexta-feira, 7 de abril, Goiás, Distrito Federal e a maioria das áreas de Mato Grosso vão ter períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ser moderadas a fortes. 

 

No sul e oeste de Mato Grosso (inclui Cuiabá) e em Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais instável, com maior risco de chuva forte e volumosa, por causa da proximidade com uma grande área de baixa pressão atmosférica que estará sobre o Sul do Brasil. A chuva pode cair forte em Cuiabá e em Campo Grande.

 

No sábado, 8, as nuvens pesadas se afastam do centro-oeste de Mato Grosso do Sul e o sol volta forte, inclusive em Campo Grande. A chuva vai parando também na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Mas em todas as outras regiões do Centro-Oeste, o tempo fica mais instável no sábado, com muitas nuvens e chuva frequente. Há risco de raios e de chuva forte inclusive nas capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília.

 

No domingo de Páscoa, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Centro-Oeste e os períodos com sol aumentam. Faz calor e as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite no Distrito Federal, em Goiás, no leste de Mato Grosso do Sul e na maioria das áreas de Mato Grosso. Em Campo Grande e nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, em Cuiabá e no sul e oeste de Mato Grosso, o sol deve predominar no domingo de Páscoa 

 

 

Região Nordeste

 

Vários estados da Região Nordeste vêm sofrendo com a chuva forte desde o mês passado e a chuva não dará trégua no feriado prolongado da Páscoa. As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical continuam trazendo chuva forte para o norte do Nordeste.  Na costa leste, o vento marítimo ganhou força e estimula o aumento da nebulosidade e da chuva.

 

Na sexta-feira, 7 de abril, o risco de chuva é baixo apenas numa pequena área do Vale do São Francisco, no interior da Bahia, em torno de Bom Jesus da Lapa. Mas todas as outras áreas do Nordeste podem ter alguma chuva.

 

A preocupação com a chuva forte é ainda no Maranhão, no Piauí e no Ceará. Pode chover forte nas capitais Fortaleza, Teresina e São Luiz. O Rio Grande do Norte, incluindo Natal, também está na área de risco de chuva forte na sexta-feira. Nos demais estados do Nordeste, incluindo as capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa, o feriado da sexta-feira terá pancadas de chuva, mas em geral com a presença do sol, e a chuva não deve ser forte.

 

Mas no sábado, 8, o tempo vai ficar mais instável na costa leste nordestina. Sergipe, Alagoas, o Agreste, a Zona da Mata e o Litoral de Pernambuco e da Paraíba e o litoral leste do Rio Grande do Norte vão ter grande aumento de nebulosidade e a chuva frequente, que pode cair moderada a forte em algumas horas. Pode chover forte também nas capitais Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.

 

Ceará, Piauí, Maranhão, sertão da Paraíba e de Pernambuco, o Vale do São Francisco e o Oeste da Bahia podem ter pancadas de chuva e raios, moderadas a fortes, mas intercaladas com períodos de sol. O litoral da Bahia tem sol o dia todo, com algumas pancadas de chuva. O sol vai predominar na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista, no sul da Bahia.

 

No domingo de Páscoa, tem condições para pancadas de chuva no decorrer do dia em todo o litoral e pelo interior do Nordeste. Porém, o risco de chuva forte é no Maranhão, no Piauí, Ceará e no litoral entre Natal e Maceió.

 

 

 

Região Norte

 

O tempo instável vai predominar na Região Norte durante o feriado prolongado da Páscoa. A presença de muito ar quente e úmido sobre a Região e a proximidade com a  Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as nuvens carregadas em praticamente toda a Região. O risco de chuva forte permanece alto, inclusive sobre as capitais, exceto em Boa Vista

 

Na sexta-feira, 7 de abril, apenas os estados de Roraima e do Amapá poderão contar com várias horas com sol forte, mas terão algumas pancadas de chuva. Mas os demais estados do Norte passam o feriado com grande quantidade de nuvens e pancadas de chuva com raios frequentes. A chuva pode cair a qualquer momento e forte inclusive nas capitais Manaus, Belém, Palmas, Rio Branco e Porto Velho.

 

Para o sábado, 8, a previsão é de que as áreas de instabilidade fiquem mais ativas sobre o Amazonas, no Acre e em Rondônia. Nestes estados, as pancadas de chuva serão mais frequentes e o risco de chover forte é maior. Em Roraima, no Pará, no Amapá e no Tocantins, o sábado será com períodos de sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Mas pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos.

 

No domingo de Páscoa, 9, a maior quantidade de nuvens e a chuva mais frequente devem ocorrer sobre o Amazonas, no oeste de Roraima, oeste do Pará e norte de Rondônia. Há risco de chuva forte, inclusive nas capitais Porto Velho e Manaus. No restante da Região Norte, as pancadas de chuva também vão ocorrer, mas principalmente à tarde e à noite e os períodos com sol ao longo do dia serão maiores. Pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias