Oferecido por
Com previsão de temperatura mínima de 15°C, a madrugada desta terça-feira, 11 de abril, poderá ser a mais fria deste ano até agora na cidade de São Paulo
O estado de São Paulo esta sob influência de uma massa de ar frio, de de origem polar que, apesar de fraca, deixa muitas áreas paulistas com poucas nuvens e sem condições para chuva nesta terça-feira.
A temperatura mínima em São Paulo nesta segunda-feira, 10 de abril, foi de 15,3°C, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Este valor iguala a mínima do dia 3 de abril e é a segunda temperatura mais baixa de 2023 em São Paulo. O recorde atual de menor temperatura mínima é de 15,2°C, no dia 7 de janeiro.
Foto: São Paulo (SP), por André C.
Influência de ar frio de origem polar
A região da cidade de São Paulo terá um terça-feira com poucas nuvens, situação que poderá ser observada desde a madrugada. É a falta de nuvens à noite que facilita o escape do calor e o resfriamento do ar. Por isso, a terça-feira poderá deve amanhecer um pouco mais fria e poderá registrar a menor temperatura de 2023, até agora.
O estado de São Paulo esta sob influência de uma massa de ar frio, de origem polar que, apesar de fraca, deixa muitas áreas paulistas com poucas nuvens e sem condições para chuva nesta terça-feira. Há previsão de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite apenas para o norte do estado de São Paulo.
Subsidência do ar
O resfriamento do ar associado a falta de nuvens no período noturno é típico do outono e ocorre por causa do efeito de subsidência do ar. As noites sem nuvens são mais frescas, até no verão.
Alta pressão atmosférica causa a subsidência, que é o movimento do ar de cima para baixo
Noite sem nuvens são mais frescas, mesmo durante o verão.