Oferecido por
O anúncio da possibilidade de frio intenso em parte do centro-sul do Brasil para o feriado de 21 de abril animou o pessoal das fake news sobre frio. CUIDADO com que o você lê e ouve por aí nas redes sociais!
Atenção para não ser enganado por falsas notícias meteorológicas
Então, é hora de muita atenção para saber o que é FATO ou FAKE sobre o frio que vem por aí! A Climatempo está aqui para esclarecer as dúvidas e informar as expectativas sobre a mudança do tempo, em linguagem simples, para que todos entendam.
FAKE: temperatura pode chegar a 15°C negativos no Sul do Brasil
A massa de ar frio de origem polar esperada para o feriado de 21 de abril chega forte ao Sul do Brasil e é bastante provável que os três estados do Sul registrem temperaturas negativas, mas não há nenhuma indicação de potencial para causar temperaturas de 15°C abaixo se zero.
FATO: possibilidade de geada
Sim! As simulações computacionais analisadas até agora indicam grande chance de geada nos três estados da Região Sul. O mais provável é que a geada ocorra nas áreas mais elevadas de serras e planaltos.
FAKE: massa polar mais forte de 2023
A expectativa é de que esta massa de ar frio, de fato, seja a mais forte de 2023 até o momento, até porque o ar ainda está muito quente sobre o Brasil e centro-sul da América do Sul. Porém, no decorrer do outono e do inverno, mesmo com a expectativa de que o inverno seja com a influência de um El Niño, outras massas de ar frio mais fortes do que estas devem passar pelo Brasil.
FATO: 10°C em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste
Ainda é cedo para fazermos estimativas confiáveis de temperatura, mas é possível afirmar que o resfriamento será bastante acentuado em relação à esta semana, com muitas áreas do Sul registrando entre 0°C e 10°C e áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo em torno de 10°C, ou até um pouco abaixo deste valor.
Onde vai esfriar?
Até o momento espera-se que, além do Uruguai, Paraguai, Argentina, sul da Bolívia e toda a Região Sul, parte deste ar frio avance até o centro-sul do Rio De Janeiro, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e de Mato Grosso e sobre todo o Mato Grosso do Sul.
Nas demais áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar frio desta massa polar poderá chegar bastante suavizado ou nem ter efeito.
As análises atuais mostram que a circulação de ventos sobre a América do Sul não vai levar o ar frio para Rondônia ou Acre.
Esta será a primeira massa de ar frio a entrar no Brasil este ano, com características de outono.