Oferecido por
A madrugada de quinta começou com chuva forte em áreas da Grande SP. Em 1 hora, entre 23h do dias 12 e 00h do dia 13 de abril, o Cemaden registrou 30,8mm em Santana de Parnaíba. 24,7 mm em Barueri, 22,2 mm Pirapora de Bom Jesus, 17,2 mm em Osasco, 16,2 mm em Carapicuíba.
Meia hora depois, entre 23h30 da quarta e 00h30 desta quinta-feira, Osasco já acumulava 42,4 mm e a região de Perus, zona oeste de São Paulo, tinha recebido 31,6 mm de chuva. Em São Bernardo do Campo, o acumulado neste período chegou a 31,4 mm.
A área de chuva se espalhou rapidamente sobre o norte, centro e leste da capital paulista se juntando com outra área de chuva sobre Grande ABC e parte da Baixada Santista.
Às 00h05, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo pôs as zonas norte, oeste, centro e marginal Tietê em atenção para alagamentos.
Estas áreas de instabilidade tendem a se dissipar antes do fim da madrugada.
A mancha verde dentro do retângulo vermelho representa nuvens de chuva que se espalharam sobre a Grande SP no começo da madrugada de 13/4/23
Calor e pancadas de chuva nesta quinta
O ar quente e úmido predominam sobre São Paulo nesta quinta-feira. As condições para formação de nuvens carregadas começam a aumentar por causa da aproximação de uma frente fria de uma área de baixa pressão atmosférica que se intensifica entre o Sul do Brasil e o Paraguai.
O sol aparece pela manhã em todo o estado, sempre junto de um pouco de nuvens. No decorrer da tarde, com o aquecimento do ar, algumas nuvens crescem e provocam pancadas de chuva com raios. Algumas pancadas de chuva podem ser moderadas, mas de forma geral, não devem deixar acumulados de chuva elevados e nem causar transtornos para a população. Apenas o extremo norte do estado, região de divisa com o Triângulo Mineiro, poderá ter chuva forte.
Atenção: sexta-feira com chuva forte
Durante a sexta-feira, 14 de abril, o risco de chuva forte aumenta no estado de São Paulo. Além do ar quente e úmido e da proximidade com uma baixa pressão atmosférica entre o Sul do Brasil e o Paraguai, a frente fria estará passando pela costa paulista.
A chuva mais volumosa deve ocorrer em áreas do centro, oeste e sul do estado de São Paulo, que inclui a região do Vale do Ribeira, Avaré, Ourinhos, Bauru e Presidente Prudente. Mas as demais regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo, podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde e à noite
Feriado prolongado de 21 de abril pode ser com baixa temperatura em SP