Oferecido por
Forte nevoeiro se formou na região de Ribeirão Preto, norte de São Paulo, causando acentuada redução da visibilidade. O fenômeno começou a ser registrado no aeroporto Leite Lopes ainda na noite da quarta-feira, 26 de abril, quando a visibilidade horizontal baixou para 400 metros por volta de 21h30. Depois de algumas oscilações, a visibilidade horizontal aumentou para 1600 metros, às 23h32, mas voltou a baixar para 800 metros, à meia-noite, caindo para 200 metros, às 00h10 desta quinta-feira, 27 de abril
O nevoeiro se formou devido ao excesso de umidade disponível na região de Ribeirão Preto, depois de várias horas de chuva. O tempo chuvoso esfriou atmosfera e a temperatura nesta quarta-feira não passou dos 24°C. A temperatura baixou um pouco mais à noite chegando aos 18°C.
Às 2 horas da madrugada desta quinta-feira, a visibilidade no Leite Lopes ainda estava em 200 metros.
A dissipação do nevoeiro ocorre naturalmente pelo aumento da temperatura quando o ar vai sendo aquecido pelo sol. O aumento do vento também facilita a dissipação, pois causa a mistura do ar que está próximo ao solo.
O que é o nevoeiro?
O nevoeiro é a condensação da umidade próxima ao solo, formando uma nuvem com base no solo ou muito próxima dele. A condensação do ar pode ocorrer pelo excesso de umidade no ar ou pelo resfriamento da camada de ar. O resfriamento do ar é a causa mais comum para a formação do nevoeiro e por isso, a incidência do fenômeno aumenta nos meses de outono e inverno.
Embora o nevoeiro seja um fenômeno comum, sua previsibilidade pode ser bastante complexa e incerta. Isto porque o nevoeiro pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer época do ano, desde que a atmosfera esteja com condições propícias para a formação do fenômeno.
Madrugadas frias e de céu limpo, muito comuns no outono e no inverno, são típicas de ocorrência de nevoeiro, especialmente após a chuva recente.
A chegada de uma frente fria, causando súbito aumento de umidade e queda da temperatura também pode formar nevoeiro.