Oferecido por
Áreas de instabilidade estão bloqueadas sobre o Sul do Brasil e no decorrer do dia deixam nuvens carregadas sobre os três estados da Região, que podem provocar temporais. Parte desta instabilidade avança sobre o Mato Grosso do Sul.
Uma massa de ar seco inibe o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva na região do leste de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, quase todas as áreas de Minas Gerais, Rio De Janeiro, norte e leste do Paraná.
Áreas de instabilidade atuam sobre o Norte e o Nordeste do Brasil mantendo nuvens carregadas que provocam chuva forte em vários estados. A Zona de Convergência Intertropical continua ativa na costa norte do Brasil e ajuda a aumentar a chuva entre o Rio Grande do Norte e o Amapá.
Foto: Goiânia (GO), por Daniel Sales
Previsão do tempo para o Brasil para 03/05/2023 - quarta-feira
Região Sul
Tempo muito instável no Sul do Brasil. Apenas o norte e o leste do Paraná ficam sem chuva e o sol aparece o dia todo nesta quarta-feira. Áreas de instabilidade atuam no restante da Região Sul. Chove forte em quase todo o Rio Grande do Sul e na maioria das áreas de Santa Catarina. No leste e norte de Santa Catarina e no centro, oeste e sul do Paraná, ocorrem períodos com sol, mas há risco de fortes pancadas de chuva e raios no decorrer do dia. No sudoeste do Rio Grande do Sul, o dia fica nublado e pode garoar.
Região Sudeste
Muito sol o dia todo em São Paulo, em quase todas as regiões de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro. Pode chover em alguns locais do Espírito Santo e na divisa de Minas com o oeste capixaba, mas o sol aparece nestas áreas. Faz calor em toda a Região e a umidade relativa do ar fica baixa no oeste mineiro e no centro-norte de São Paulo. Não tem previsão de chuva para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Região Centro-Oeste
Sol forte, calor e ar seco no Distrito Federal, em Goiás, no leste e sudeste de Mato Grosso, no leste e nordeste de Mato Grosso do Sul. tempo seco e sol nas capitais Goiânia e Brasília.
A fronteira de Mato Grosso com a Bolívia e o sul de Mato Grosso do Sul passam o dia com muitas nuvens e podem ter chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Centro-Oeste, incluindo a região de Campo Grande e de Cuiabá, o sol aparece forte, mas tem previsão de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade permanecem sobre o Nordeste do Brasil e provocam chuva em praticamente toda a Região. Só não deve chover numa pequena área no sul do Rio Grande do Norte, no centro da Paraíba e no sudoeste da Bahia.
Atenção para chuva forte no Maranhão, Piauí, no sertão do Ceará, de Pernambuco, no oeste e norte da Bahia. A chuva é passageira no sul da Bahia, no litoral do Rio Grande do Norte, no sertão de Alagoas e de Sergipe e no Agreste de Pernambuco. Períodos com sol e pancadas de chuva frequentes no litoral leste entre Salvador e João Pessoa.
Região Norte
Áreas de instabilidade atuam sobre toda a Região Norte e deixam nuvens carregadas sobre todos os estados. Não tem previsão de chuva apenas para o norte de Roraima, incluindo a região de Boa Vista. O Amazonas, Acre, Rondônia, as demais áreas de Roraima e Tocantins têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Muitas nuvens e chuva que pode ser forte no Amapá e centro-norte do Pará.
Alertas meteorológicos para 03/05/2023 - quarta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Rio Branco e Porto Velho
Alerta para temporais no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste e sul de Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná, no centro-norte do Pará, no Amapá, no extremo norte do Tocantins, no centro-sul do Maranhão e sudoeste do Piauí.
Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no centro-sul do Rio Grande do Sul, na região de FLorianópolis, no centro-oeste de Mato Grosso do Sul, no oeste, centro e norte de Mato Grosso, em Rondônia, no Acre, no Amazonas, em Roraima (exceto no norte do estado), no Pará (exceto no centro- norte do estado), no Tocantins, no centro, norte e leste do Maranhão, no Piauí, no sertão de Pernambuco e do Ceará, e no centro-norte, nordeste e leste da Bahia.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 11% e 20% no sudeste de Mato Grosso, no sul de Goiás e no Triângulo Mineiro
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro-norte de São Paulo, oeste e noroeste de Minas Gerais, centro-norte de Goiás, Distrito Federal