1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Dia das mães com aumento da chuva na Região Norte até a Bahia
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia das mães com aumento da chuva na Região Norte até a Bahia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

 

O início do domingo, 14 de maio, Dia das Mães, poderá começar com nevoeiro e névoa úmida em parte da Região Sul e Sudeste, incluindo pontos da Grande São Paulo e da Grande Rio. Destaque para o frio no início do dia, podendo ser uma das menores temperaturas mínimas de 2023 no Sul, Sudeste e pontos do Centro-Oeste, incluindo suas capitais, e com potencial para formação de geada nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense e na serra da mantiqueira, como na região de Campos do Jordão e no sul de Minas Gerais.

 

Atenção para a chuva mais volumosa na Região Norte do país e em parte do Nordeste, como na Bahia, incluindo Salvador, parte do Piauí, oeste de Pernambuco e o sul do Ceará, que terão poderão para alagamentos e demais transtornos, por conta dos fortes temporais, e isso tem relação com a convergência dos ventos em superfície e um cavado meteorológico nos níveis mais altos da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), além do calor e da alta umidade. Já na faixa norte do Nordeste e do Norte do país é a zona de convergência intertropical (ZCIT) que provoca as precipitações e se forma a partir do encontro dos ventos nos dois hemisférios.

 

Destaca-se os grandes acumulados de chuva previstos neste dia no centro norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá e em parte do Pará.

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 14/05/2023 - domingo

 

Região Sul: Domingo de tempo firme e temperaturas baixas em toda a Região Sul, ou seja, não chove em nenhuma área. Há formação de nevoeiro pelo amanhecer desde o Rio Grande do Sul até o Paraná. E mais uma vez poderemos ter geada nos pontos mais altos catarinense e gaúcho.

 

Região Sudeste: Chove no nordeste de Minas Gerais e do leste ao norte do Espírito Santo, mas de forma isolada e fraca neste domingo, Dia das Mães. Já entre o leste mineiro e no oeste capixaba só chuvisca. Por outro lado, nas demais regiões, tempo firme e variação de nuvens. Há também formação de nevoeiro em São Paulo e no Rio De Janeiro ao amanhecer. Sensação de frio entre São Paulo, Minas e Rio e geada na serra da Mantiqueira.


Mais detalhes para o estado de São Paulo: Domingo dia das mães, com sensação de frio na maior parte do estado de São Paulo e tempo firme em todo o território, por conta da massa de ar seco e fria. Há risco de geada nas primeiras horas do dia na serra da Mantiqueira. E poderemos ter a madrugada mais fria do ano em algumas cidades no domingo (14) e na segunda-feira (15). Como na capital paulista, com previsão de 11°C de mínima nas madrugadas de 14 e 15 de maio, com base nos dados oficiais do INMET.

 

Ressalta-se que as menores temperaturas mínimas do ano poderão ser registradas também neste domingo nas Regiões Sul e Sudeste e em pontos do Centro-Oeste.

 

Região Centro-Oeste:

Neste domingo chove apenas no extremo norte do Mato Grosso, devido ao calor e alta umidade, já nas demais regiões, tempo firme e céu aberto. A sensação de calor volta durante a tarde em boa parte da Região e baixas temperaturas pela manhã e à noite no Mato Grosso do Sul e em Goiás, em especial.

 

Região Nordeste:
Domingo com chuva volumosa e persistente na Bahia (em especial no nordeste e leste do estado), no sul do Ceará, no oeste de Pernambuco e por boa parte do Piauí, devido à alta umidade e circulação dos ventos em altitude, e um cavado meteorológico, os municípios devem ficar em alerta, com risco para danos. Pancadas fortes também são observados no Maranhão, e moderada do centro norte do Ceará ao oeste de Sergipe, passando pelo oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, oeste de Alagoas e no centro de Pernambuco.

 

Região Norte
Domingo com tempo firme no Acre e centro sul de Rondônia, enquanto a chuva aumenta, com temporais e deve causar transtornos no Amazonas, Amapá e em Roraima, devido ao excesso de volume de chuva previsto. Pancadas fortes também serão observados no Pará e no norte do Tocantins, com acumulados pontualmente elevados.

 

 

Alertas meteorológicos para 14/05/2023 - domingo

 

Atenção para chuva moderada a forte e temporais nas capitais Boa Vista, Manaus, Belém, Macapá, Salvador, São Luís e Teresina.


Chuva moderada também em Fortaleza.

 

Risco de geada ao amanhecer na serra catarinense, em pontos mais altos da serra gaúcha e na serra da Mantiqueira (como no sul de Minas Gerais e na região de Campos do Jordão, no estado de São Paulo).

 

Alerta para temporais em Roraima, no norte do Amazonas, no noroeste do Pará, no norte, nordeste e noroeste da Bahia, incluindo Salvador,Manaus e Boa Vista, no centro sudoeste e leste do Piauí, no oeste de Pernambuco e no sul do Ceará.

 

Atenção para a chuva moderada a forte, com raios no norte do Amazonas, do centro norte do Pará, no Amapá, no Maranhão, no sul e norte do Piauí, no norte do Tocantins, em parte do centro, noroeste e sul da Bahia.

 

Chuva mais moderada no centro norte do Ceará, no oeste do Rio Grande do Norte, centro de Pernambuco, oeste de Alagoas e da Paraíba, e no noroeste e oeste de Sergipe. 

 

Destaca-se para os grandes volumes de chuva previstos neste domingo sobre o Amazonas, Amapá, Roraima, no nordeste e capital baiana, no sul do Ceará, centro do Piauí ao sul do Ceará e no oeste de Pernambuco. Os acumulados de chuva também devem ser altos em pontos do Pará e do Maranhão.


Durante a chuva forte e os temporais, as rajadas de vento devem chegar a variar entre 50 e 70km/h, na média, mas podendo superar esses valores, isso durante a aproximação e atuação da chuva intensa.

 

Chuva constante, com moderada intensidade, entre 40 a 50km/h, e ao longo do dia no norte do Ceará e no Rio Grande do Norte.


A umidade do ar deve ficar na média entre 20 e 30%, no meio da tarde, sobre o sul, leste e norte de Goiás, no Distrito Federal, no centro nordeste do Mato Grosso do Sul, no centro sudoeste e leste do Mato Grosso, no sudoeste e oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no noroeste e oeste do Rio Grande do Sul.


A umidade do ar deve ficar na média entre 12 e 20%, no meio da tarde, sobre o sul e sudeste do Mato Grosso, no sudoeste e oeste de Goiás e no noroeste e norte do Mato Grosso do Sul.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias