Oferecido por
Uma massa de ar seco segue atuando sobre o Centro-Sul do Brasil, inibindo a formação de nebulosidade e a mantendo o tempo firme em várias áreas do país.
O tempo aberto também favorece a grande amplitude térmica, com temperaturas baixas no período da madrugada e da manhã de quinta-feira, 18 de maio, além de contribuir para que a umidade relativa do ar diminua, com índices atingindo valores inferiores a 20% em alguns municípios.
Pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na última quarta-feira (17), o município de General Carneiro (PR), registrou temperatura mínima de 1,4°C. Em Maria da Fé (MG), a mínima foi de 2,4°C seguido por Caldas (MG) e São Mateus do Sul (PR), com 3,1°C e 3,6°C respectivamente.
Serra de SC registra menor temperatura no país este ano
Ainda segundo o Inmet, na serra catarinense, houve registro de temperatura de 3,0°C negativos em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias.
Esta foi a menor temperatura oficialmente registrada no Brasil em 2023, até agora. Além disso, foi o oitavo dia consecutivo com temperatura negativa no Sul do Brasil.
No Caminhos da Neve, também na serra de Santa Catarina, em São Joaquim, a temperatura chegou a 1,9°C negativos. Foi o nono dia com registro de temperaturas abaixo de 0°C nesta região.
O frio intenso permitiu a formação de muita geada na região
Foto: Geada em São Joaquim, no Vale do Caminhos da Neve (SC) por Mycchel Legnaghi
A previsão ainda é de tempo firme e seco no Centro-Sul do Brasil nesta quinta-feira (18) e com isso permanecem as condições para geada ao amanhecer na Serra de Santa Catarina, nos Planaltos sul e norte catarinenses, no sudeste do Paraná e também em alguns pontos da Serra da Mantiqueira, como nos municípios de Maria da Fé (MG) e de Monte Verde (MG).
Ainda há condições para geada no Sul do Brasil, novamente em áreas da serra e planaltos de Santa Catarina e no sudeste do Paraná.
A temperatura sobe no fim de semana e não há mais condições para geada.