1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Capitais do leste do Nordeste com mais chuva volumosa
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Capitais do leste do Nordeste com mais chuva volumosa

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Chove de forma constante desde o final da quinta-feira, no dia 18 de maio, na capital de Sergipe. Até o momento, em Aracaju foram 97 mm de chuva acumulada, em 24 horas, entre às 06h40 do dia 18 e às 06h40 do dia 19 de maio, o que representa 42,8% da Climatologia de maio (226,9mm). Isso tudo de acordo como os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

 

b2bweathermaps.climatempo.com

Imagem de satélite às 06h50 do dia 19/05/2023 no Nordeste(Horário de Brasília). Fonte: Climatempo

 

cemaden24

Maiores acumulados de chuva em 24 horas, entre às 06h40 do dia 18 e às 06h40 do dia 19 de maio de 2023. Fonte: Cemaden/Climatempo.

 

A chuva permanecerá forte, e na forma de temporais, tanto em Sergipe, como do litoral de Alagoas ao leste e sudeste de Pernambuco nesta sexta-feira, de 19 de maio. Com destaque para os acumulados de chuva que serão ainda elevados, com grande potencial para transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra.

 

A tendência é que ainda chova bastante neste sábado e domingo entre Alagoas e a faixa leste da Paraíba, e no início da semana que vem ainda chove forte e com grandes volumes nessas áreas, e também pelo nordeste e litoral baiano, incluindo Salvador. E segundo os modelos numéricos de previsão do tempo, estima-se que chova entre 100 e 200mm, na média, de 19 de maio até 23 de maio de 2023 sobre o nordeste da Bahia, e o leste dos estados de Alagoas, de Sergipe, de Pernambuco e da Paraíba. 

 

 

prev
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 19/05/2023 e  23/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System  (GFS)

 

E o motivo dessas precipitações se devem à umidade constante que vem do mar e de um cavado meteorológico em altitude (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) tanto nesta sexta quanto até quarta-feira, 14 de maio. Além disso, nesta sexta, indiretamente também há a influência de uma frente fria em alto mar, na altura da costa do Nordeste.

 

 Veja também: El Niño vem aí e pode causar novos recordes de calor

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias