Oferecido por
Além da cidade do Rio De Janeiro, outras capitais do Sudeste também tiveram as menores temperaturas mínimas de 2023, como em Belo Horizonte e Vitória.
Pelas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é o quarto dia seguido que a capital mineira apresenta a manhã e madrugada mais fria deste ano. Na estação convencional de Pampulha foi registrado 13,4°C de temperatura mínima. Já na estação automática, do mesmo instituto, em Cercadinho, também em Belo Horizonte, fez 10°C nesta madrugada, sendo também a menor mínima de 2023. E essas temperaturas estão entre 3,2°C e 6,6°C abaixo da sua Climatologia de maio, que é 16,6°C.
Fonte: Getty Images.
Tabela com as menores temperaturas mínimas de 2023 em Cerradinho, na cidade de Belo Horizonte, pelos dados do INMET.
Já em Vitória, hoje foi o terceiro dia seguido com as menores temperaturas mínimas de 2023, pela estação convencional do INMET fez 19,2ºC de temperatura mínima neste sábado (20), segundo dados da estação convencional ou oficial do INMET. Outro ponto da capital capixaba registrou valores mais baixos, de 16,1°C nesta madrugada, e também foi a mais fria do ano. Além disso, hoje a mínima ficou entre 1,9°C e 5,0°C abaixo da sua climatologia, que é de 21,1°C.
Tabela com as menores temperaturas mínimas de 2023 em Vitória, pelos dados do INMET.
Destaque também para as temperaturas mais baixas deste sábado (20) no sul de Minas Gerais, sendo o segundo dia consecutivo com temperaturas negativas. No Parque Nacional do Itatiaia, as temperaturas também registraram valores abaixo de zero, atingindo -9,2°C. Essa foi a madrugada mais fria de 2023 nessa estação e em todo o Brasil, de acordo com dados do INMET e do Weather Link.
Segundo o banco de dados do INMET, a estação meteorológica não governamental localizada no Bairro do Charco, em Delfim Moreira, no sul de Minas Gerais, registrou -7,3°C entre as 06h e 07h deste sábado (20). Essa foi a manhã mais fria de 2023 na região. Anteriormente, a temperatura mínima mais baixa havia sido de -5,2°C em 18 de maio deste ano em Delfim Moreira. E em Monte Verde, também no sul de Minas, a madrugada de hoje registrou -1,4°C, sendo a mais fria de 2023.
Mapa do registro das menores temperaturas do dia 20/05/2023 no Sudeste do Brasil. Fonte:INMET
Mapa do registro das menores temperaturas do dia 20/05/2023 no Sul do Brasil. Fonte:INMET
Abaixo segue a lista as três menores temperaturas de 2023 pelas estações não governamentais:
-9,2°C no Parque Nacional do Itatiaia (Campo Belo), no estado do Rio de Janeiro em 20/05/2023
-7,9°C em Bom Jardim da Serra, na estação Terra do Gelo, no estado de Santa Catarina em 19/05/2023
-7,3°C em Delfim Moreira, no sul de Minas Gerais em 20/05/2023
Ressalta-se que fez -7,6°C neste início do dia na estação de Bom Jardim, na Terra do Gelo.
Já pelos dados das estações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), a menor temperatura mínima de 2023 foi registrada neste sábado, com -3,97°C às 05 horas desta madrugada na estação de Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, na serra catarinense.
Com essas temperaturas, houve geada na serra catarinense, no sul de Minas Gerais e no ponto mais alto do Itatiaia, no Rio de Janeiro, além sul do paranaense.
Veja também: Capital do Rio com a madrugada mais fria de 2023!
Tendência ainda de frio pelas manhãs e madrugadas no Sul e Sudeste nos próximos dias
No domingo (20) ainda terá sensação de frio no início do dia pelo Sudeste e Sul do país, com potencial para geada ainda no sul de Minas Gerais, como na região do Campos do Jordão e na região do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, além de pontos mais elevados da serra catarinense.
As temperaturas nas capitais do Sudeste não devem ser recordes nos próximos dias, mas poderá ficar entre as cinco mais frias deste ano, ainda neste domingo, como em Belo Horizonte.
Nos próximos dias, a chuva em forma de pancadas pelo Sudeste ficará concentrada mais no norte e nordeste do estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no nordeste e leste de Minas Gerais, com previsão de acumulados mais elevados no litoral capixaba. E no final do mês a chuva acontece em mais áreas entre os estados da Região, por conta da passagem de uma frente fria.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 20/05/2023 e 24/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)