1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Brasília enfrenta 20 dias de seca e frio nas madrugadas
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasília enfrenta 20 dias de seca e frio nas madrugadas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

  

Nos últimos 20 dias, Brasília, no Distrito Federal, tem enfrentado uma sequência preocupante de falta de chuvas significativas. De acordo com dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não houve registro de chuvas com intensidade igual ou superior a 10mm em um único dia até o dia 21 de maio. A última chuva relevante ocorreu no dia 1º de maio, quando foram registrados 31mm.

 

Essa ausência de precipitações expressivas é ainda mais evidente ao comparar com a média Climatológica para o mês de maio, que é de 26,9mm, de acordo com dados históricos entre 1991 e 2020. Curiosamente, no dia primeiro do mês, Brasília já acumulou mais chuva do que sua média para todo o mês.

 

Congresso nacional em Brasília (Foto: Getty imagens)

 

Essa sequência de 20 dias sem chuvas significativas tem levantado preocupações e coloca a região em alerta para a persistente seca. Medidas de conservação de água e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para enfrentar esse período de estiagem e preservar os recursos hídricos da cidade.

 

Já com relação às temperaturas, Brasília (DF) registrou nos dias 21 e 22 de maio (domingo e segunda) as madrugadas mais frias de 2023, com 10,7°C e 10,9°C, respectivamente, segundo dados da estação automática do INMET. Já pela estação convencional do INMET, até a última medição do domingo, as menores temperaturas mínimas de 2023 em Brasília(DF) seguiram com os 11,7°C dos dias 19 e 21 de maio.

 

Tabela com as menores temperaturas mínimas de 2023 em Brasília (DF) estação automática do INMET

Df.

 

Previsão de chuva no Distrito Federal só no final do mês e com mais frio entre a virada do mês 


A tendência é que o tempo fique firme até o início da semana que vem, com temperaturas ainda baixas pela madrugada e pela tarde variando entre 26 e 27°C, com umidade do ar ainda abaixo dos 30% por Brasília. Segundo as atuais simulações numéricas de previsão do tempo, só voltará a chover a partir do dia 30 de maio em Brasília, como em todo o Distrito Federal, por conta de áreas de instabilidades e mais a passagem de uma frente fria. Além da chegada de uma forte onda de frio na virada do mês, pela região, por conta do avanço da massa de ar de origem polar, que vem na retaguarda do sistema frontal. 

 

 download (1)

Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 22/05/2023 e  26/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System  (GFS)

 

 

download

Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 27/05/2023 e  31/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System  (GFS)

 

 

 Veja também: Maranhão é o quarto estado com maior quantidade de raios em Maio !

 

El Niño vem aí e pode causar novos recordes de calor

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias