Oferecido por
O super tufão Mawar se desloca sobre o Pacífico Noroeste e a pequena ilha de Guam, que é território dos Estados Unidos desde 1950, está no seu caminho. É bastante provável que Mawar atinja também as ilhas da parte norte do arquipélago das Filipinas.
Tufão Mawar - satélite 23-5-23
Por volta das 15 horas (Brasília) desta terça-feira, 23 de maio, Mawar estavam com ventos sustentados em torno de 222 km/h, próximo ao centro da tempestade, mas com rajadas de quase 269 km/h, de acordo com a análise do Joint Typhoon Warning Center (JTWC) . A pressão atmosférica no centro da tufão era de 940 hectopascais (hPa)
Trajetória prevista para super tufão Mawar até 28/5/23 (Fonte: JTWC)
As 21 UTC de 23 de maio (18h em Brasília), de acordo com o JTWC, o centro do tufão Mawar estava a cerca de 150 km da base área de Andersen, dos Estados do Unido, localizada na ilha de Guam.
Mawar já é considerado um tufão muito forte e poderá se intensificar ainda mais até sexta-feira, 26 de maio, enquanto se move sobre regiões de águas quentes, com temperatura de 29°C a 30°C. É a água do mar quente que alimenta este tipo de instabilidade. (Confira imagens da chuva de Mawar vista por radar meteorológico de Guam)
O JTWC prevê que o tufão Mawar só vai perder força provavelmente daqui a 4 dias, no sábado, 27 de maio, quando atingir águas com temperaturas em torno de 26°C, consideradas baixas
Tufão Mawar aparece como a grande mancha vermelha e azul à esquerda. As linhas em azul mostram como está a temperatura da superfície do mar. (Imagem: NOAA)
O agora super tufão Mawar se formou no Pacífico Noroeste no sábado, 20 de maio de 2023, perto das ilhas Marianas. O sistema se intensificou rapidamente e desde a segunda-feira, 22, é considerado um sistema muito forte. Ele está sendo considerada a tormenta mais forte na região de Guam em pelo menos 20 anos.
Mesmo que o centro da tempestade não passe exatamente sobre estes locais, toda área entre Guam, as Filipinas e o Japão ficam em atenção no decorrer desta semana para a ventania e chuva do super tufão Mawar.
Tufões e furacões
Tufões e furacões são o mesmo tipo de tempestade ciclônica. É apenas o nome que muda, pois se nascem em oceanos diferentes. Os furacões surgem nos oceanos Atlântico Norte e no Pacífico Leste, na costa oeste dos Estados Unidos e do México. O único furacão registrado no Atlântico Sul foi o Catarina, em março de 2004, na costa da Região Sul do Brasil.
Os tufões nascem no oceano Pacífico Oeste/Noroeste e atuam na região onde ficam, por exemplo, o Japão, as Filipinas, China, Taiwan.
Mawar é o segundo tufão da temporada 2023 no Pacífico Noroeste
Super tufão Mawar se move na região da ilha de Guam, em 23/5/23 (Animação NOAA)