Oferecido por
Até quinta-feira (25) há condição para Veranico no centro norte gaúcho e até sexta(26) em Santa Catarina e parte da metade sul do Paraná, sendo que o veranico é definido como sendo a ocorrência de quatro/cinco ou mais dias seguidos sem chuva dentro de um período chuvoso de uma determinada área, e consequentemente com temperaturas acima das suas médias.
Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehm
Previsão da anomalia das temperaturas máximas pelo Brasil no dia 24 de maio de 2023. Fonte; TropicalTidBits.
Chuva ainda no final do mês Sul e temperaturas baixas pelo país na virada do mês
Atenção que depois da forte chuva prevista no Sul do Brasil na sexta e no final de semana, por conta da passagem de uma frente fria, e atrás dela virá um ar mais frio, que é oriundo da massa de ar de origem polar, e espalhará o frio em parte do país, como nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e causar friagem no sul da Região Norte, a partir do dia 28 de maio e durará até os primeiros dias de junho.
Média da temperatura mínima previstos no Brasil entre os dias 28/05/2023 e 01/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Média da temperatura mínima previstos no Brasil entre os dias 02/06/2023 e 06/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Há inclusive risco para geada entre os dias 29 de maio e 02 de junho no Sul do país, em especial em áreas de serra, e no sul mineiro entre esses períodos.
Risco de geada para o dia 29 de maio de 2023. Fonte:Climatempo.
Risco de geada para o dia 30 de maio de 2023. Fonte:Climatempo.
Risco de geada para o dia 01 de junho de 2023. Fonte:Climatempo.
Voltando para o período de chuva, além da chuva ser forte, na forma de temporais no Sul do país, terá acumulados elevados entre os dias 26 e 28 de maio, mesmo que de maneira pontual.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 23/05/2023 e 27/05/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 28/05/2023 e 01/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
É importante reforçar que entre os dias 28 e 29 de maio se forma um ciclone extratropical na costa do Sudeste e da costa do Paraná, (a partir da passagem da frente fria, dando também origem a um novo sistema frontal entre essas regiões), e ajuda a alimentar e intensificar as instabilidades entre Santa Catarina e o Paraná, como avança pelo Sudeste. Sendo que no dia 29 de maio, segunda-feira, a precipitação que atua no Sul se concentra mais no leste de Santa Catarina e do Paraná.
Atenção nos dias que se seguem, pois mais áreas de instabilidade que se formam pelo Sul do país, junto com à formação de outra frente fria e seu ciclone extratropical, trazem mais temporais e acumulados altos entre os dias 02 e 04 de junho, com risco para transtornos.
Veja também: Brasília enfrenta 20 dias de seca e frio nas madrugadas!