Oferecido por
A semana tem sido marcada pela presença de uma grande massa de ar seco sobre o Brasil. A redução dos níveis de umidade do ar foi percebida em áreas de todas as Regiões do país.
Os mapas abaixo mostram a distribuição da umidade relativa do ar registrada às 15 horas, pelo horário de Brasília, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia.
No domingo e na segunda-feira, 21 e 22 de maio de 2023, o centro desta massa de ar seco estava justamente na região central do Brasil. Os menores índices de umidade foram observados especialmente sobre o Centro-Oeste, mas também no extremo norte de São Paulo e em algumas áreas do oeste da Bahia, do Tocantins e do oeste de Minas Gerais.
Umidade relativa do ar às 15h (Brasília), em 21/5/23 (Fonte: Inmet)
Umidade relativa do ar às 15h (Brasília), em 22/5/23 (Fonte: Inmet)
A partir de terça-feira, 23 de maio, o centro desta massa de ar seco foi migrando para o sul, fazendo com que os níveis de umidade mais baixos ocorressem em estados como o Mato Grosso do Sul, São Paulo, e Paraná. Com deslocamento do centro da massa de ar seco, os níveis de umidade no ar baixaram também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde a semana começou com bastante umidade.
Umidade relativa do ar às 15h (Brasília), em 23/5/23 (Fonte: Inmet)
Umidade relativa do ar às 15h (Brasília), em 24/5/23 (Fonte: Inmet)
O padrão de tempo seco, com baixos índices de umidade no ar, já é comum nesta época do ano na maior parte do Brasil.
O tempo seco ainda predomina nesta quinta-feira, 25 de maio. Muitas áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além do Tocantins, áreas do interior da Bahia, interior do Maranhão e do Piauí devem registrar níveis de umidade no ar entre 20% e 30% durante as horas mais quentes do dia.
Nova frente fria
Na sexta-feira, 26 de maio. O ar seco ainda estará predominando sobre a maioria das áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, além do Tocantins, na maior parte do interior da Bahia e no centro-sul do Maranhão e do Piauí.
Porém, uma mudança no tempo começa a correr no Rio Grande do Sul com aproximação de uma nova frente fria. A nebulosidade e a umidade aumentam sobre esse estado e há previsão de pancadas de chuva com raios no decorrer do dia. A chuva pode cair forte em muitas áreas.
Durante o último fim de semana de maio, essa frente fria vai mudar o tempo em toda a Região Sul, em Mato Grosso do Sul, São Paulo e também em áreas do oeste de Mato Grosso e do extremo sul de Rondônia. Esta frente fria vai trazer aumento de umidade, de nebulosidade e chuva para o Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste.