Oferecido por
Imagem: Getty Images
As mudanças climáticas vêm sendo um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade atualmente. No contexto do setor elétrico, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que mais de 85% da energia gerada em 2022, por exemplo, foi a partir de fontes renováveis (chuva, vento e irradiação solar), sendo ~70% relacionada a fontes hídricas. Ou seja, existe uma grande dependência de variáveis meteorológicas e, consequentemente, uma grande vulnerabilidade às mudanças climáticas.
Figura 1 - Geração de energia em 2022 por usina do SIN.
Sendo assim, o ONS, ciente da problemática e observando uma quebra significativa nas séries temporais de vazões naturais do Sistema Interligado Nacional (SIN), lançou em 2022 um projeto no qual o objetivo é desenvolver pesquisas para a identificação de mudanças nos regimes de vazões e das principais variáveis meteorológicas de interesse da operação do SIN e investigação de suas causas, tanto a padrões associados à variabilidade climática quanto a mudança do Clima e uso do solo.
Viabilizado por meio do Ministério de Minas e Energia (MME) e financiada pelo Banco Mundial através do ‘’Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral - projeto conhecido como META II’’, o projeto do ONS Clima, com a duração de 34 meses, prevê a entrega de 12 produtos, que abrangem etapas de pesquisa, análise de dados, avaliação de modelos meteorológicos, inteligência artificial e muito mais. Com uma abordagem abrangente, ele foi cuidadosamente estruturado para contar com a expertise de 6 consultorias especializadas, que serão responsáveis pelo desenvolvimento e execução dos estudos.
A contratação da consultoria coordenadora do projeto, a primeira a ser realizada e divulgada oficialmente em fevereiro de 2023, foi conquistada pela Climatempo em Joint Venture com a PSR. A parceria entre PSR e Climatempo foi fundamental para somar as competências técnicas e garantir o sucesso na coordenação do projeto.
A Joint Venture, neste primeiro momento, será responsável por realizar a coleta e análise de dados meteorológicos; coleta e análise de dados de modelos acoplados de previsão de precipitação, outras variáveis meteorológicas e uso do solo (considerando séries obtidas por paleoclima) e avaliação preliminar sobre variabilidade/mudança climática nas séries meteorológicas e hidrológicas disponíveis, além da coordenação técnica do Subprojeto 23 como um todo.
O ONS Clima está comprometido em trazer respostas fundamentais para o setor energético e a sociedade como um todo. Ao compreender as mudanças nos regimes de vazões e precipitação, poderemos tomar decisões mais eficientes e implementar medidas eficazes para lidar com os impactos das mudanças climáticas. Para mais informações sobre o projeto do ONS Clima, acesse nosso site ou entre em contato conosco. Junte-se a nós nessa jornada em busca de um futuro mais sustentável e resiliente para todos. Caso queira saber mais sobre o projeto ou sobre os serviços prestados pela Climatempo, entre em contato conosco clicando aqui.