Oferecido por
A tarde desta sexta-feira, 2 de junho, foi a mais quente para junho em Porto Alegre em quase dois anos. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 27,8°C, às 15 horas, valor que poderá sofrer um acréscimo na nova leitura termométrica que será feita às 21 horas, pelo horário de Brasília.
A máxima desta sexta-feira foi a maior, para um dia de junho na capital gaúcha, desde 5 de junho de 2021, quando a temperatura máxima foi de 31,5°C . A maior temperatura máxima em Porto Alegre em junho de 2022 foi de 24,5°C, no dia 16 de junho.
Junho de 2023 começou quente em Porto Alegre (Foto: Vanessa Gehm)
Os quase 28°C da tarde desta sexta-feira representam uma temperatura muito elevada para junho. Pelos cálculos do Inmet, para o período de 1991 a 2020, a média Climatológica de temperatura máxima para junho é de apenas 20°C.
Fim de semana quente
O primeiro fim de semana de junho de 2023 será quente em Porto Alegre, com temperatura relativamente elevada à tarde. As máximas previstas devem ficar em torno dos 26°C.
Uma frente fria vai passar pelo litoral gaúcho podendo provocar algumas pancadas de chuva neste sábado no litoral sul do estado e na Campanha Gaúcha.
Durante o domingo, 4 de junho, as áreas de instabilidade desta frente devem provocar pancadas de chuva no centro, sul, oeste e no litoral sul do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre e as demais áreas gaúchas terão um aumento de nuvens, mas não há previsão de chuva
Após a passagem desta frente fria, a temperatura volta a ter ligeira queda em Porto Alegre na segunda-feira, 5 de junho, e a máxima deve ficar menos distante do valor climatológico.
Não há previsão de chuva para a capital gaúcha pelo menos até a próxima terça-feira, 7 de junho.