Oferecido por
Após atuação de uma frente fria de sábado (03), no sul gaúcho, outra frente fria influência nas nuvens e chuva em mais áreas do Rio Grande do Sul no domingo e na segunda-feira(05).
No domingo (04), sobre a Região Sul, estão previstas pancadas de chuva apenas no Rio Grande do Sul, como nas regiões das Missões, Central, centro sul, sul, Campanha e na Fronteira Oeste. Sendo mais fortes nas áreas mais próximas do Uruguai, como da Fronteira Oeste ao sul gaúcho. Já nas demais áreas gaúchas, onde chove, a precipitação é mais isolada, fraca e no final do dia. Mas, boa parte do Sul do país tem tempo firme, e ainda pode ter geada, no início do dia, na região do Planalto e na serra catarinense e no sul do Paraná. E em Porto Alegre o tempo é firme, com aumento de nebulosidade no final do dia.
Fonte:Gettyimages.
Já na primeira metade de segunda-feira (05) pode ter garoa na maior parte do Rio Grande do Sul (da Fronteira Oeste ao nordeste gaúcho, passando pelo centro, Campanha, serra, sul e leste do estado, inclusive em Porto Alegre), além de chuviscos durante a manhã e tarde no sudeste de Santa Catarina e no final do dia nos litorais do Paraná e de São Paulo, por conta dessa frente fria, e entre a costa paulista e paranaense ainda se tem a influência de um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada).
Destaca-se também a massa de ar frio que vem na retaguarda da frente fria e deixa as temperaturas mais baixas a partir desta segunda, na Região Sul.
Na terça-feira (06) a frente fria já chega à costa fluminense, e junto com a umidade que vem do mar e mais um cavado meteorológico nos médios níveis da atmosfera, causam chuva fraca no nordeste catarinense, e nos litorais do Paraná, de São Paulo e do Rio De Janeiro. Já no sul gaúcho, outro sistema frontal (a terceira contando desde sábado) se aproxima no final do dia e traz chuva isolada e passageira nesta região. E esse sistema somado a um corredor de umidade (que vem da Região Norte do país) e mais um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera, auxiliam nas instabilidades ao longo da quarta da Fronteira Oeste ao sul gaúcho, mais ainda com baixos acumulados.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 03/06/2023 e 07/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Já na quinta-feira (08 de junho) o tempo fica firme em todo a Região Sul, com temperaturas mais baixas ainda do centro ao leste dos três estados.
Acumulados elevados de chuva na Região Sul nos próximos dias
Atenção! Prevê-se um aumento significativo da chuva nos próximos dias no sul do país, devido à passagem de frentes frias entre os dias 09 e 18 de junho (em média mais três (03) sistemas frontais só neste período).
Os atuais modelos numéricos de previsão do tempo estimam que chova em média entre 100 e 350mm do centro gaúcho ao sudeste catarinense do dia 08 ao 17 de junho de 2023.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 08/06/2023 e 12/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 13/06/2023 e 17/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Forte onda de frio prevista também no sul do país
Destaca-se também o aumento do frio a partir do dia 11 de junho nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de risco de friagem no sul da Região Norte do país, pois serão duas ondas de frio que se sobrepõem. Ou seja, uma massa de ar frio avança entre os dias 11 e 15 de junho e outra massa de ar frio a partir do dia 16 de junho, e esta onda de frio que se prevê já a partir da semana do dia dos namorados é forte.
Entre os dias 13 e 17 de junho as temperaturas mínimas ficam, na média, abaixo dos 4°C pelo estado do Rio Grande do Sul e a serra e centro de Santa Catarina. Com possibilidade de geada, nos dias 14, 15 e 17 nas áreas da Campanha e sul gaúcho, onde o céu será mais aberto e as temperaturas mais baixas no decorrer desses dias.
Média da temperatura mínima prevista para o Brasil entre os dias 03 e 07 de junho de 2023.
(Fonte: Climatempo e modelo numérico Global Forecast System/GFS)
Média da temperatura mínima prevista para o Brasil entre os dias 08 e 12 de junho de 2023.
(Fonte: Climatempo e modelo numérico Global Forecast System/GFS)
Média da temperatura mínima prevista para o Brasil entre os dias 13 e 17 de junho de 2023.
(Fonte: Climatempo e modelo numérico Global Forecast System/GFS)
Temperatura máxima prevista para o Brasil no dia 14/05/2023.
(Fonte: Climatempo e modelo numérico Global Forecast System/GFS)
Veja também: Inverno meteorológico e inverno astronômico
Porto Alegre tem tarde mais quente em junho em dois anos
Atenção: Chuva forte e temporais no Norte e Nordeste do Brasil