Oferecido por
Entre às 13h21 do dia 2 e o mesmo horário do dia 3 de junho, algumas cidades na região norte do Maranhão experimentaram altos índices de precipitação. Em Apicum-Açu, foram registrados acumulados de 102,6mm, enquanto em São Luís foram registrados 54,8mm. Essas informações foram fornecidas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Vale ressaltar que a média Climatológica de chuvas para junho na capital maranhense é de 174,3mm.
Foto: Samantha - São Luis - MA
Maiores acumulados de chuva no Brasil entre a tarde dos dias 02 e 03 de junho. Fonte: CEMADEN
Aliás, nas últimas 96 horas, os maiores acumulados no Brasil também foram registrados em mais cidades da Região Nordeste. Com valores entre 90 e 130mm sobre cidades de Alagoas e do Maranhão, entre o início da tarde de 30 de maio e o do dia 03 de junho, segundo dados do CEMADEN.
Maiores acumulados de chuva no Brasil entre a tarde do dia 30 de maio e de 03 de junho. Fonte: CEMADEN
Veja também: Chuva forte e temporais no Norte e Nordeste do Brasil
A chuva aumenta no norte do Maranhão na nova semana e com chuva volumosa a partir de 07 de junho no litoral baiano
Os temporais e a chuva forte neste sábado (03) seguem concentrados no norte do Maranhão, com acumulados elevados. No domingo a chuva fica mais isolada, mas ainda moderada a forte pelo estado. Já no decorrer da nova semana a chuva ganha um pouco de força sobre o noroeste e litoral maranhense, com acumulados pontualmente elevados, inclusive em São Luís.
Porém, neste final de semana como nos próximos dias, o destaque maior para a Região Nordestina ainda é a previsão para temporais mais fortes e acumulados mais elevados sobre o estado de Sergipe e de Alagoas, podendo ocorrer em pontos do sudeste e leste de Pernambuco e sobre pontos do extremo nordeste baiano. Isso tudo associado à alta umidade que vem do mar e mais uma frente fria estacionária neste final de semana.
Atenção que a partir de 07 de junho, próxima quarta-feira, a chuva deve aumentar bastante sobre o litoral baiano, incluindo Salvador, devido à umidade constante que vem do mar, com previsão de mais de 100 mm. Destaque também para a chuva persistente entre a costa do Rio Grande do Norte e de Sergipe a partir deste período.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 03/06/2023 e 07/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 08/06/2023 e 12/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Acumulados de chuva previstos no Nordeste do Brasil entre os dias 04/06/2023 e 11/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Confira: Junho com previsão de frentes frias e frio no Sul do país!