1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Frio é mais forte em Rio Branco e em Cuiabá do que em São Paulo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frio é mais forte em Rio Branco e em Cuiabá do que em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Quando Cuiabá, Campo Grande e até Rio Branco ficam mais frias do que São Paulo, é porque tem algo realmente especial acontecendo com o tempo. Esta situação já foi observada nesta terça-feira, 13 de junho, e será ainda mais notável nos próximos dias.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura em São Paulo no dia 13 de junho variou entre a mínima de 16,2°C e a máxima de 18,9°C. Esfriou! A temperatura máxima na segunda-feira, 12 de junho, foi de 27,7°C.

Mas em Cuiabá, que é uma das capitais mais quentes do Brasil, na maior parte do ano, teve temperatura mínima de 13,1°C e durante a tarde, a temperatura não passou dos 15°C.

 

Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, a temperatura era de 8,5°C por volta das 20 horas local. Em Rio Branco, capital do Acre, a temperatura ficou em torno dos 23°C na madrugada e só caiu no decorrer da manhã e da tarde, com forte presença do ar polar. A temperatura às 20 horas (Brasília) estava em apenas 13°C!

 

Temperatura no Brasil às 20h de 13/6/23: os tons em roxo, azul e verde indicam baixas temperaturas (Fonte: Inmet)

 

Em Vilhena, no sul de Rondônia, a friagem também era intensa e por volta das 20 horas, a temperatura estava em 9,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Esta massa de ar frio de origem polar chegou muito forte ao Brasil. Nas próximas 48 horas, a circulação de ventos sobre  a América do Sul, em vários níveis da atmosfera, vai represar parte do ar frio intenso sobre o Paraguai e por isso o frio é mais intenso em Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e sul de Mato Grosso do que em São Paulo.

 

Entenda o caminho do ar polar sobre o Brasil nos próximos dias, no comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

 

Frio continua continua intenso sobre em parte do Brasil 

 

Nesta quarta, Campo Grande pode ter um duplo recorde de frio, podendo registrar a menor temperatura do ano e a menor temperatura máxima. Esfria mais em todo o Mato Grosso do Sul e madrugada de quinta poderá ser ainda mais fria.  Cuiabá também pode ter duplo recorde de frio nesta quarta. 

 

Nesta quarta-feira, Cuiabá e Campo Grande terão um dia úmido e gelado, como costuma ocorrer em Curitiba, e a temperatura ao amanhecer será muito menor do que em São Paulo, que tem previsão de temperatura entre 14°C e 18°C. 

 

Vai fazer mais frio em Rondônia e em Rio Branco, capital do Acre, do que em São Paulo. 

 

Esta forte massa de ar polar vai continuar influenciando o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre até o fim desta semana, mantendo as temperaturas baixas. Temperaturas negativas serão observadas no sul gaúcho nesta quarta-feira.

 

Na quinta-feira, 15 de junho, pode até gear no oeste de Mato Grosso do Sul, região de Cáceres, o que não é comum.

 

Por enquanto, a circulação dos ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, vai dificultar o avanço do ar polar intenso sobre a Região Sudeste.

 

Apenas o estado de São Paulo, o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro esfriam até a sexta-feira. Mas na maioria das áreas de Minas Gerais, no estado do Rio De Janeiro e no Espírito Santo, a temperatura segue alta até o fim da semana e sensação de calor predomina. Só vai esfriar no próximo fim de semana, que será o último do outono.

 

O inverno astronômico de 2023 começa oficialmente às 11h38 do dia 21 de junho.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias