Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva forte em parte do Sul e do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se organizou sobre o Sul do Brasil e São Paulo. As áreas de instabilidade da frente fria avançam sobre a Região Sudeste e provocam chuva nesta sexta-feira nos estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo.

 

O ciclone extratropical provoca chuva muito volumosa e ventos moderados a fortes em parte dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Nuvens carregadas crescem em vários locais da Região Norte e do Nordeste e provocam pancadas de chuva.

 

Informações sobre a atuação do ciclone extratropical no Sul do Brasil

 

 

 

Chuva forte de ciclone extratropical no litoral do RS e de SC (Foto: Getty Imagens)

 

Previsão do tempo para o Brasil para 16/06/2023 -sexta-feira


Região Sul

Áreas de instabilidade de um ciclone extratropical causam muitas nuvens e chuva em quase todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chuva é muito volumosa na Grande Porto Alegre e no litoral norte gaúcho. 

No sudoeste e oeste  gaúcho e no Vale do Itajaí, o sol aparece entre muitas nuvens 

A Marinha alerta para o risco de ressaca entre Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC), com ondas de 2,5 a 3,5 metros

 


Região Sudeste

Áreas de instabilidade de uma frente fria avançam sobre a Região Sudeste. 

A chuva para o dia é de sol no interior de São Paulo. Ainda chove fraco a moderado no  litoral paulista e na serra da Mantiqueira Permanece em alerta para chuva volumosa e prolongada no decorrer do dia. Pancadas de chuva podem ocorrer também no Vale do Paraíba.

No centro, sul e oeste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora. 

Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece e não chove. Faz frio em São Paulo.

 


Região Centro-Oeste

Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam muita nebulosidade e chuva em parte da Região. Chove no Distrito Federal e no centro, norte e leste de Goiás, mas o sol aparece. Também pode chover rapidamente no  norte de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso. 

As demais áreas do Centro-Oeste têm muito sol no decorrer do dia.

 


Região Nordeste

Dia com muito sol e sem condições para chuva no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no Oeste da Bahia, no Vale do São Francisco e sertão da Bahia, no sertão de Pernambuco e de Paraíba.

Pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem nas demais áreas do Nordeste, com risco de raios no litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará. 

Atenção para chuva pode ser moderada a forte no litoral leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba. 

 


Região Norte

O sol predomina no Acre, no centro, sul e oeste do Amazonas e em Rondônia, mas ainda faz frio na madrugada e começo da manhã.

O tempo fica seco e com calor o dia todo no Tocantins, no centro, sul e leste do Pará.  O restante da Região tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que ocorrem principalmente à tarde e à noite.

Atenção para chuva forte em Roraima.


Alertas meteorológicos para  16/06/2023 -sexta-feira


Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, João Pessoa, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista


Alerta especial: perigo de temporais e chuva volumosa no litoral sul de Santa Catarina, na Grande Porto Alegre e  no litoral norte do Rio Grande do Sul. Há potencial para alagamentos, enchente e deslizamentos.


Alerta para temporais na serra gaúcha e catarinense, no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte e em Roraima

 

Atenção para chuva moderada no litoral da Bahia, de Sergipe, de Pernambuco e o Ceará

 

Atenção para o risco de chuva moderada a forte e de raios no planalto e litoral sul do Rio Grande do Sul, no o planalto sul de Santa Catarina, no Rio de Janeiro (exceto no norte do estado), no centro e oeste de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, no norte do Maranhão, nordeste do Amazonas, no noroeste/oeste do Pará, no Amapá

 

A Marinha do Brasil alerta para ressaca entre Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC)

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias