1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Sol predomina no Brasil no último fim de semana do outono
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol predomina no Brasil no último fim de semana do outono

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Este é o último fim de semana do outono. O inverno astronômico tem início às  11h58 do dia 21 de junho.


Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam muita nebulosidade e chuva nos estados do Rio De Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O ciclone extratropical desta frente fria se afasta do Sul do Brasil, depois de ter provocado chuvas torrenciais em parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Novas áreas de instabilidade avançam do mar para a costa leste do Nordeste espalhando nuvens carregadas na região, com potencial para chuva forte.

Outras nuvens carregadas crescem na costa norte do Nordeste e também no extremo norte do Brasil. 

 

O ar frio de origem polar é sentido sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

 


Foto: Getty Imagens

 

Previsão do tempo para o Brasil para 17/06/2023 - sábado

 


Região Sul

O sol predomina no Sul do Brasil neste sábado, mas o dia pode amanhecer com nevoeiro em alguns locais por causa das baixas temperaturas. Há condições para geada ao amanhecer na campanha gaúcha e na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Ainda pode chover com fraca intensidade em áreas do litoral norte gaúcho e do litoral sul catarinense, mas não há risco de chuva intensa e nem de ventania.

O ar frio de origem polar mantém as temperaturas baixas pela manhã em toda a Região Sul do Brasil.

 

Região Sudeste

Áreas de estabilidade de uma frente fria provocam muita nebulosidade de chuva neste sábado sobre os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Minas Gerais. Ao longo do dia, há condições para pancadas de chuva nos três estados. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos. Não há condições para a chuva no sul de Minas.

O sol predomina no estado de São Paulo, mas pode chover na região de Franca. O litoral paulista tem um dia com períodos de sol e muitas nuvens.

Faz frio principalmente em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

 

Região Centro-Oeste

Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam muita nebulosidade de chuva sobre Goiás e no Distrito Federal, mas ocorrem em períodos com sol.

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme o dia todo com muito sol e faz frio ao amanhecer.

 

Região Nordeste

O sol forte e o tempo seco predominam no centro-sul do Maranhão, no interior do Piauí e pelo interior da Bahia, no sertão do Pernambuco e no extremo sul do Ceará. 

Nas demais áreas da Região Nordeste ocorrem pancadas de chuva frequentes ao longo do dia. A chuva pode ser forte, em alguns momentos, no litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

 

Região Norte

O sol e o tempo seco predominam sobre o Acre, Rondônia, no centro sul e oeste do Amazonas, no sudeste do Pará e no Tocantins.

Pancadas de chuva com raios acontecem nas demais áreas da região Norte, intercaladas com períodos de sol.

O maior risco de chuva forte é para região de Roraima 

 

 

Alertas meteorológicos para 17/06/2023

 

Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitaisA Vitória, Recife, João Pessoa, Natal, Belém, Macapá, Boa Vista e Manaus.

 

Atenção para o risco de geada na campanha gaúcha e na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Alerta para temporais no centro-norte do Rio de Janeiro, no centro e sul do Espírito Santo, na parte norte da Zona da Mata Mineira e no Vale do Rio Doce. No extremo norte do Pará, englobando a região de Altamira, em Roraima, exceto no sul do estado.

 

Atenção para chuva moderada forte com raios no centro-sul do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, na grande Belo Horizonte e no centro-oeste mineiro, incluindo Triângulo Mineiro, no norte de Pará no Amapá Norte do Amazonas no extremo sul de Roraima no litoral do Maranhão do Piauí

 

Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21 e 30% no Nordeste de Mato Grosso do Sul, no centro-sul e sudoeste de Mato Grosso, no Tocantins, no oeste da Bahia, mo sul do Maranhão e do Piauí;

 

A Marinha do Brasil alerta para ressaca entre Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC) com ondas de 2,5 m a 3,5 m

 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias