Oferecido por
A semana já começa com mudanças no tempo no estado gaúcho. Nesta segunda-feira (24), a atuação de uma frente fria que, mesmo se deslocando mais para o oceano, contribui para a formação de instabilidades, especialmente no sul e sudeste do Rio Grande do Sul, onde há potencial maior para temporais. A capital Porto Alegre volta receber chuva entre tarde e noite e as temperaturas entram em declínio.
Na terça (25), a frente fria já se afasta mais para o oceano, mas a atuação de um cavado no estado do Rio Grande do Sul, vai deixar o tempo bem instável por todo o centro-sul gaúcho. A chuva mais forte vai se concentrar mais ao sul e há previsão de acumulados de 50mm em Bagé e 60mm em Rio Grande/Pelotas, neste dia.
Foto: Getty Images
Este cavado, que se forma na terça-feira, dá origem na quarta-feira (26) a um novo ciclone. Na quarta, o ciclone atua bem próximo à costa da Região Sul - entre o Uruguai e o sul gaúcho, trazendo chuva mais forte para o Rio Grande do Sul, mas, aumentando também as condições de chuva em Santa Catarina e no Paraná, devido à toda a circulação dos ventos.
Na quinta (27) e sexta (28), com afastamento do ciclone para o mar e o avanço da frente fria, o Rio Grande do Sul volta a ficar com tempo mais estável. Nesses dias, a chuva ganha mais intensidade no litoral do Paraná e de Santa Catarina, onde o tempo fica mais fechado com chuva moderada ao longo do dia, mas não há previsão de acumulados excepcionais.
Atenção! Este ciclone NÃO deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou sobre o Sul do Brasil, mas há previsão de rajadas variando de 40 a 60km/h sobre a maior parte do Rio Grande do Sul nestes próximos dias, em especial, entre a quarta e a quinta-feira.
Frio ganha força
Com o afastamento da frente fria e a entrada do ar polar, as temperaturas voltam despencar no estado gaúcho. Na quinta-feira, o dia começa bem gelado e com potencial para geada no oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, na sexta à área de geada se expande um pouco mais, sobre parte da região central. Devido ao excesso de nuvens, umidade e o tempo mais fechado, a semana também termina mais fria em Florianópolis e Curitiba, no Paraná.