1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Formação de Ciclone provoca chuva forte no RS
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Formação de Ciclone provoca chuva forte no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A semana já começa com mudanças no tempo no estado gaúcho. Nesta segunda-feira (24), a atuação de uma frente fria que, mesmo se deslocando mais para o oceano, contribui para a formação de instabilidades, especialmente no sul e sudeste do Rio Grande do Sul, onde há potencial maior para temporais. A capital Porto Alegre volta receber chuva entre tarde e noite e as temperaturas entram em declínio.

 

Na terça (25), a frente fria já se afasta mais para o oceano, mas a atuação de um cavado no estado do Rio Grande do Sul, vai deixar o tempo bem instável por todo o centro-sul gaúcho. A chuva mais forte vai se concentrar mais ao sul e há previsão de acumulados de 50mm em Bagé e 60mm em Rio Grande/Pelotas, neste dia. 

 

GettyImages-1262450012

Foto: Getty Images

 

Este cavado, que se forma na terça-feira, dá origem na quarta-feira (26) a um novo ciclone. Na quarta, o ciclone atua bem próximo à costa da Região Sul - entre o Uruguai e o sul gaúcho, trazendo chuva mais forte para o Rio Grande do Sul, mas, aumentando também as condições de chuva em Santa Catarina e no Paraná, devido à toda a circulação dos ventos. 

 

Na quinta (27) e sexta (28), com afastamento do ciclone para o mar e o avanço da frente fria, o Rio Grande do Sul volta a ficar com tempo mais estável. Nesses dias, a chuva ganha mais intensidade no litoral do Paraná e de Santa Catarina, onde o tempo fica mais fechado com chuva moderada ao longo do dia, mas não há previsão de acumulados excepcionais.

 

Atenção! Este ciclone NÃO deve provocar ventos tão intensos como o último que atuou sobre o Sul do Brasil, mas há previsão de rajadas variando de 40 a 60km/h sobre a maior parte do Rio Grande do Sul nestes próximos dias, em especial, entre a quarta e a quinta-feira.

 

Frio ganha força

 

Com o afastamento da frente fria e a entrada do ar polar, as temperaturas voltam despencar no estado gaúcho. Na quinta-feira, o dia começa bem gelado e com potencial para geada no oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, na sexta à área de geada se expande um pouco mais, sobre parte da região central. Devido ao excesso de nuvens, umidade e o tempo mais fechado, a semana também termina mais fria em Florianópolis e Curitiba, no Paraná. 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias