1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Novo ciclone extratropical não terá impacto severo no RS
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Novo ciclone extratropical não terá impacto severo no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Na quarta-feira, 26 de julho, ocorre a formação de uma frente fria e de um novo ciclone extratropical. Tudo acontece ao mesmo tempo entre o Sul do Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai. Porém, o ciclone propriamente se organiza no litoral do Uruguai. Este será o quarto ciclone extratropical que se forma nas imediações do Rio Grande do Sul em cerca de um mês e meio.

 

O impacto deste ciclone não será igual aos outros de julho e nem ao de meados de junho de 2023, que causou as grandes cheias e inundações na Grande Porto Alegre e no nordeste do Rio Grande do Sul.

 

A formação de uma frente fria é chamada tecnicamente de frontogênese. A formação de um ciclone recebe o nome de ciclogênese.

 


Posições dos ciclones de junho e julho 2023

 

Por causa da localização da formação deste novo ciclone extratropical, seu impacto no Sul do Brasil será restrito ao Rio Grande do Sul. 

 

O novo ciclone extratropical se organiza junto com uma frente fria durante a quarta-feira, 26 de julho. O ciclone extratropical propriamente vai se formar junto ao litoral do Uruguai e deve alcançar um valor de pressão atmosférica muito baixo, abaixo de 1000 hectopascais, mas sobre o oceano e na costa do Uruguai. 

 

O infográfico mostra a posição dos ciclones extratropicais que se organizaram próximo do Rio Grande do Sul desde meados de junho de 2023.

 

Posição dos ciclones extratropicais no RS em junho e julho de 2023 (Arte: Climatempo)

 

Este ciclone extratropical não terá influência sobre Santa Catarina e nem sobre o Paraná e também não terá nenhum impacto nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

 


Rajadas de vento

 

As rajadas de vento mais intensas sobre o Rio Grande do Sul, associadas ao novo ciclone extratropical, não devem superar os 60 km/h. Porém, as nuvens cumulonimbus que vão se formar sobre o Rio Grande do Sul nesta terça e na quarta-feira, 26 de julho, serão responsáveis pela chuva forte e podem também provocar rajadas de vento com até 70 km/h. 

 


Tempo de atuação do ciclone

 

Este novo ciclone extratropical que se forma na costa do Uruguai na quarta-feira, 26, se afasta rapidamente para alto mar durante a quinta-feira, 27 de julho. Assim, sua influência sobre o Rio Grande do Sul diminui rapidamente, mas ventos moderados poderão ocorrer no litoral gaúcho na quinta-feira

 

A meteorologista Josélia Pegorim dá mais detalhes de como será a atuação deste novo ciclone extratropical.

 

 

 


Risco de chuva forte

 

Já existem áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul por causa da passagem de uma frente fria nesta segunda-feira, que vão provocar chuva forte nesta terça-feira, 25, em muitas regiões do Rio Grande do Sul.  A formação do ciclone extratropical e da frente fria durante a quarta-feira vai reforçar a chuva especialmente no sul gaúcho.

 

Os maiores volumes de chuva no Rio Grande do Sul devem ocorrer no sul gaúcho, incluindo a Campanha e o litoral sul. Em 48 horas, nos dias 25 e 26 de julho, pode chover de 70mm a 90 mm no sul gaúcho.

 


Nova queda da temperatura

 

O Rio Grande do Sul ficará sob a influência de ar frio de origem polar de quinta até o domingo, 30 de julho, o que vai manter o estado com baixas temperaturas, pouco vento e frio. Há previsão de geada no estado.

 

 

Muita informação na palma da mão! Baixe o app Climatempo!

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias