Oferecido por
As estações do ano ocorrem devido ao movimento que o planeta Terra faz em torno do Sol, à inclinação do eixo terrestre em relação ao plano orbital e à incidência de raios solares. Por conta dessa inclinação, os raios solares incidem de maneira diferente nos dois Hemisférios. Esse é o motivo de as estações do ano não ocorrerem simultaneamente nos dois lados do globo; sendo que um deles sempre será mais iluminado que o outro em diferentes momentos.
A primavera é uma das quatro estações do ano, sendo conhecida por ser a estação de transição que precede o inverno e antecede o verão. A palavra primavera significa “primeiro verão” e no Hemisfério Sul é chamada de “primavera austral”. Ela é considerada por ser a estação mais bonita do ano devido à floração - ou desabrochamento - de diversas espécies de plantas.
O equinócio de primavera, entre os dias 22 e 23 de setembro, marca a chegada desta estação; e o solstício de primavera, entre os dias 21 e 23 de dezembro, marca seu fim. O início da primavera gera algumas mudanças em relação às temperaturas e ao regime pluviométrico. A principal característica desta estação é o aumento significativo da temperatura, apresentando uma mudança brusca em relação às médias termais mais baixas típicas do inverno. Com o aumento da temperatura, a umidade também aumenta, colaborando para o início gradativo da estação chuvosa.
O Brasil não apresenta estações bem definidas em todas as suas regiões, dificultando, muitas vezes, a nossa percepção em relação à mudança de estação. De modo geral, o país apresenta duas estações conhecidas: inverno seco e verão úmido. Esse comportamento não é característico da região Sul, por exemplo, que apresenta um regime de chuva praticamente uniforme durante todo o ano.
A primavera brasileira também é marcada pelo El Niño, com uma frequência que não é anual, esse fenômeno natural ajuda na intensificação das chuvas no Centro-Sul e nas condições de seca nas regiões Norte e Nordeste. O Centro-Oeste, por sua vez, é marcado por apresentar temperaturas muito altas, devido à intensidade da radiação e ocorrência de dias de céu claro. E é justamente pela condição de céu claro que, de modo geral, a primavera é tida como a estação do ano mais quente; já que no verão as temperaturas realmente são elevadas, mas chove muito mais.