1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Calor bate nos 40°C no Maranhão e no Piauí
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor bate nos 40°C no Maranhão e no Piauí

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Maranhão, Piauí e Tocantins foram as áreas mais quentes no país na tarde de 21 de agosto de 2023, iniciando o terceiro mês de inverno. Entre 14h e 16h, o Instituto Nacional de Meteorologia  registrou 41,0°C em Oeiras (PI), 40,8°C em Bom Jesus do Piauí (PI), 40,4°C em Alvorada do Gurgueia (PI) e em Floriano (PI), 40,1°C em Balsas (MA), 40,0°C em São João do Piauí (PI) e em Carolina (MA). No Tocantins, o Inmet registrou 40,3°C em Porto Nacional.

 

Teresina, capital do Piauí (Foto: Getty Images)

 

Novo recorde de calor em Teresina

 

Teresina, a capital do Piauí, bateu o recorde de calor para 2023 com a máxima de 38,8°C registrada às 16 horas, horário de Brasília. O recorde foi estabelecido pelo segundo dia consecutivo, superando em quase 1°C os 37,9°C registrados no domingo, 20 de agosto. 


Em agosto de 2022, a maior temperatura em Teresina foi de 37,1°C. Em agosto de 2021, a temperatura chegou aos 39,1°C.


Os mapas mostram as médias Climatológicas da temperatura máxima para agosto no Brasil e as temperaturas reais registradas pelo Inmet às 16h de 21/8/23.

 

Temperatura máxima no Brasil às 16h de 21/8/2023 (Fonte: Inmet)

 

 

Temperatura máxima média para agosto no Brasil (Fonte: Inmet)

 

 

Calores de agosto no centro-norte do Brasil

 

Antes de pensar que estas temperaturas são absurdas para o inverno, é preciso entender que na maior do Brasil, inverno significa dias com muito sol, calor e céu azul, com baixa umidade do ar e sem chuva.  A ideia de dias gelados, lareira, geada, cachecol vale para o Sul do Brasil, para parte do Sudeste e em situações muito especiais, para o Mato Grosso do Sul. 


Em estados como o Tocantins, Piauí, Maranhão, no interior da Bahia, no centro-sul e leste do Pará, Rondônia e Acre, no Centro-Oeste e até em parte do Sudeste, agosto é um mês de início do aumento de calor, que continua em setembro e em outubro até voltar a chover com regularidade.


Em Teresina, capital do Piauí, a média da temperatura máxima em agosto é de 35,5°C, terceira maior do ano. Em Carolina, no sul do Maranhão, onde fez 40°C nesta segunda-feira, a média da máxima em agosto é de 36,4°C, a maior do ano. Na região de Palmas, capital do Tocantins, a média da temperatura máxima de agosto é de 36,8°C, a segunda maior do ano.


Estes valores médios climatológicos representam a média do que foi observado no período de 30 anos, de 1991 a 2020. São médias bastante elevadas que mostram como o calor é dominante em agosto.


Onda de calor

 

Uma onda de calor se espalha sobre o Brasil nesta terceira semana de agosto de 2023.  O centro-sul do Maranhão e do Piauí e também o estado do Tocantins vão sentir a elevação da temperatura. Embora seja normal fazer calor nestas áreas em agosto, a previsão é que as temperaturas fiquem muito acima da média normal em em muitas áreas do país.

 

Saiba mais sobre a onda de calor de agosto de 2023 no Brasil com o meteorologista Vinícius Lucyrio

 

 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias