Oferecido por
Após três dias de chuva muito volumosa, o Rio Grande do Sul tem uma pequena trégua nesta terça-feira. Um respiro, uma pausa na chuvarada para que as população possa avaliar melhor os danos causados pela chuva, enchente e ventania.
Apesar da pausa na chuva, a preocupação com a elevação do nível dos rios na região dos Vales do Caí e Taquari é muito grande. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já emitiu alertas sobre o risco de inundações e enchentes.
Com o afastamento da frente fria e do ciclone extratropical, as nuvens carregadas saíram do Sul do Brasil. O sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas a Grande Porto Alegre, o sol predomina no Planalto, a Serra e o litoral central e norte do estado ainda terão muitas nuvens.
O ar frio de origem polar que se espalha hoje sobre o Rio Grande do Sul e causa queda da temperatura e deixa o dia frio, mesmo com a presença do sol
Chuva para e o sol reaparece no Rio Grande do Sul (Foto: Porto Alegre, por Vanessa Gehm)
Chuva de 1 mês em 3 dias
O volume de chuva que caiu sobre o centro e norte do Rio Grande do Sul entre os dias 1 e 4 de setembro de 2023 foi excepcionalmente elevado, superando os 200 mm em várias áreas. A média de chuva normal para todo o mês de setembro foi superada em várias localidades do estado.
Influência do El Niño é ainda mais marcante em setembro. Confira o comentário da meteorologista da Climatempo Cátia Valente, que atua junto à Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que já alertava sobre o risco de eventos de chuva intensa desde o episódio de meados de junho de 2023
Maiores acumulados em 72 horas, entre aproximadamente 18h30 do dia 1/9 até 18h30 de 4/9, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
Passo Fundo: 305,2 mm (média 165,5 mm - choveu quase o dobro da média em 3 dias)
Vacaria: 278,8 mm (média 178 mm)
Água Santa: 270,2 mm (média 193 mm)
Ijuí/centro: 245,4 mm (média 184 mm)
Entre-Ijuís: 234,4 mm
Caxias do Sul: 192,2 mm (média 162 mm)
O mapa mostra a média de chuva normal no Sul do Brasil em setembro, com base no que ocorreu em 30 anos, entre 1991 a 2020, segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia.
Média de chuva de setembro no Sul do Brasil (1991-2020 - Inmet)
Chuva volta nesta quarta-feira
A trégua da chuva será realmente curta para os gaúchos. As pancadas de chuva voltam a ocorrer nesta quarta-feira por quase todo o estado, poupando a Serra, o Planalto e o extremo noroeste do estado, região de Frederico Westphalen. Algumas pancadas poderão ser fortes.
Mas a preocupação é com a chuva intensa que deve voltar a se espalhar sobre o Rio Grande do Sul na quinta-feira. Desta vez, a chuva mais volumosa e generalizada está sendo prevista para a o centro-sul gaúcho, mas as outras áreas do estado podem ter chuva forte.
Na sexta-feira, com o avanço de uma nova frente fria, a chuva pode cair moderada a forte sobre grande parte do estado.