1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Frente fria se forma no Sul e provoca chuva forte
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria se forma no Sul e provoca chuva forte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade ganham força sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai e no decorrer desta sexta-feira vão se organizar como uma nova frente fria. As nuvens carregadas se espalham ao longo do dia até o Paraná e sobre o Mato Grosso do Sul, podendo provocar fortes pancadas de chuva. Voltou a chover forte ontem sobre o Rio Grande do Sul e ainda há risco de chuva forte em várias áreas do estado no decorrer desta sexta-feira.

 

Atenção: não haverá outro ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias.

 

Uma grande massa de ar seco influencia a Região Sudeste, grande parte do Centro-Oeste e do Nordeste do Brasil. 

O ar úmido que se espalha sobre a Região Norte permite a formação de nuvens carregadas em vários estados.

 

 

Temporais ocorrem no Sul do Brasil com formação de uma frente fria (Foto: Getty Imagens)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 08/09/2023 - sexta-feira

 


Região Sul

 

Áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil e no decorrer desta sexta-feira vão se organizar como uma frente fria, que avança sobre o Sul do país.

 

Nuvens carregadas se espalham sobre os três estados da Região Sul, com potencial para provocar chuva forte, raios e ventos fortes.

 

No norte do Rio Grande do Sul, no oeste, centro e sul de Santa Catarina, no centro, oeste e sul do Paraná chove na maior parte do dia.

 

Há risco de chuva forte em áreas do Rio Grande do Sul que no início desta semana receberam volumes de chuva acima da média normal para todo mês de setembro.

 

No sul do Rio Grande do Sul, entre a região da Campanha e de Uruguaiana, o sol já aparece ao longo do dia, entre muitas nuvens, e não chove mais. No centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, ainda chove na madrugada e pela manhã, mas a chuva para durante a tarde e o sol vai aparecendo entre muitas nuvens. Não deve chover mais à noite.

 

Grandes volumes de chuva são esperados para o oeste do Paraná.

 


Região Sudeste

 

Uma massa de ar seco predomina sobre a Região Sudeste nesta sexta-feira. Quase toda a Região tem um dia com sol e algumas nuvens, mas sem chuva mas sem chuva.

 

O sol predomina nesta sexta-feira nas capitais São Paulo, Rio De Janeiro e Belo Horizonte.

 

Pancadas de chuva ainda ocorrem na Grande Vitória e no centro-norte do Espírito Santo, mas o sol aparece.

 

Pode chover rapidamente em alguns locais do Vale do Jequitinhonha (MG). 

No oeste e no Sul de São Paulo, há possibilidade de pancadas de chuva com raios à tarde à noite, por causa do calor e da aproximação de uma frente fria que vem do Sul do Brasil.

 


Região Centro-Oeste

 

Uma frente fria que se organiza nesta sexta-feira entre o Paraguai e o Sul do Brasil espalha nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul.

 

A situação é de alerta para temporais com chuva volumosa na fronteira com Paraguai. Há risco de raios e de ventania e também de queda de granizo.

 

Em Campo Grande e nas áreas ao centro-oeste e leste de Mato Grosso do Sul ocorrem em pancadas de chuva com raios, especialmente à tarde e à noite, com risco de chuva moderada a forte

 

Em Goiás, no Distrito Federal e também no centro-leste e nordeste de Mato Grosso e na região de Rondonópolis, o sol aparece forte nesta sexta-feira, faz bastante calor ao longo do dia e não chove.

 

Na região de Cuiabá, no centro, oeste e noroeste de Mato Grosso, o sol aparece forte, mas ocorrem algumas pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, de curta duração e em pequenas áreas.

 


Região Nordeste

 

O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste do Brasil, inibindo a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva na maioria das áreas da Região.

A previsão é de rápidas pancadas de chuva no litoral do Maranhão, no litoral do Piauí, no litoral e no interior do Ceará.

 

Pancadas de chuva ocorrem em todo litoral, na zona da Mata e no Agreste desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Há condições para pancadas de chuva na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista, na Bahia.

 

A chuva é mais frequente no litoral leste do Nordeste podendo ser moderada em vários locais. Mesmo assim o sol aparece ao longo do dia.

 


Região Norte 

 

O tempo seco e quente ainda predomina sobre o centro-oeste e sul do Pará e no Tocantins. Não há condições para chuva nessas áreas.

 

A sexta-feira é com sol e tempo seco no Acre e no sul do Amazonas 

 

Nas demais áreas da Região Norte do Brasil, o sol aparece forte ao longo do dia, mas ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Essas pancadas são de curta duração e em pequenas áreas 

 


Alertas meteorológicos para 08/09/23 sexta-feira

 

Atenção para chuva moderada forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis Florianópolis, Curitiba, Campo Grande e Boa Vista

 

Aviso alerta especial: perigo de chuva volumosa e temporais, com risco de ventania e queda de granizo no oeste do Paraná e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

 

Alerta para temporais na Grande Porto Alegre no centro, norte e noroeste do Rio Grande do Sul, incluindo os Vales do Caí e do Taquari, no sul, centro e oeste de Santa Catarina, no sul, centro e oeste do Paraná, no sul e  centro-oeste de Mato Grosso do Sul

 

Atenção para chuva moderada na região de Ilhéus, na faixa litorânea entre Maceió e João Pessoa.

 

Atenção para chuva moderada forte e raios na grande Florianópolis, vale do Itajaí litoral norte de Santa Catarina, no centro-leste e norte do Paraná, incluindo a grande Curitiba, no centro, norte e leste de Mato Grosso do Sul, no oeste/sudoeste e noroeste de Mato Grosso, no oeste do estado de São Paulo, no litoral norte do Espírito Santo, no centro, sul e leste de Rondônia, no noroeste do Amazonas  e em Roraima.

 

Atenção para chuva moderada no litoral norte do Espírito Santo, no litoral sul da Bahia, no leste de Sergipe e de Alagoas.

 

Aviso de ressaca no litoral do Rio Grande do Sul, entre Torres e Rio Grande, atenção para o mar agitado no litoral do Sudeste

 

Atenção para rajadas de vento intensas na madrugada e manhã, com até 90 km/h no litoral e na serra gaúcha e catarinense e no litoral sul de Santa Catarina.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias