Oferecido por
Uma frente fria se formou nesta quarta-feira, 13 de setembro, sobre o Sul do Brasil e o Paraguai, a partir de áreas de nuvens carregadas que já estavam provocando muita chuva sobre o Rio Grande do Sul desde a terça-feira, 12 de setembro.
Junto com a organização da frente fria também houve a formação de um ciclone extratropical. Este ciclone se formou na noite de ontem,13 de setembro, no litoral do Rio Grande do Sul, e no decorrer desta quinta-feira,14, se movimenta rapidamente para alto-mar, afastando-se do Sul do Brasil.
O ciclone não passa sobre os estados da Região Sul e não avança para o Sudeste.
A letra B na imagem de satélite representa o centro da baixa pressão atmosférica associada ao ciclone extratropical. As posições aproximadas do centro da baixa pressão são indicadas na imagem.
Posição aproximada do centro de baixa atmosférica do ciclone extratropical que se formou em 13/9/23
no litoral gaúcho (Arte: Climatempo)
Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim
Ar frio polar entra no Sul do Brasil
O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e as nuvens carregadas vão saindo da Região no decorrer desta quinta-feira, 14 de setembro. A chuva vai diminuindo e parando durante a tarde e à noite. Faz frio o dia todo no Sul do Brasil.
O ciclone extratropical que se formou na noite de ontem no litoral gaúcho se afasta rapidamente para o alto-mar. Mas ainda podem ocorrer rajadas de até 80 km/h no litoral sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul. As rajadas tendem a diminuir durante a tarde, com o afastamento do ciclone extratropical.
No Rio Grande do Sul, ainda chove na madrugada, pela manhã em parte da tarde no litoral, nas lagoas Mirim e dos Patos, na Grande Porto Alegre e na serra. O sol começa a aparecer à tarde e a chuva deve parar à noite. No centro, norte e sul do estado, chove na madrugada e manhã, mas a chuva para à tarde e o sol aparece. O centro-oeste gaúcho já tem um dia sem chuva, com sol aparecendo já pela manhã.
No oeste, centro e sul de Santa Catarina, chove na madrugada e manhã, a chuva para à tarde e o sol aparece. No leste catarinense, no planalto norte e no Vale do Itajaí, o sol aparece já pela manhã entre muitas nuvens
No Paraná, ainda chove no norte e leste do estado, mas podem ocorrer períodos com sol à tarde. Nas demais regiões do estado, o sol aparece entre muitas nuvens e não chove mais.