1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Sol forte na maior parte do Brasil no primeiro dia da primavera
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol forte na maior parte do Brasil no primeiro dia da primavera

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

A primavera começou astronomicamente às 3h50 do dia 23 de setembro, hora de Brasília.

 

 

Sol forte na maior parte do Brasil no primeiro dia da primavera 2023 (Foto: Getty Images)


A Climatempo alerta para a intensificação do calor na maioria das áreas do país neste fim de semana, 23 e 24 de setembro de 2023


Uma frente fria se afasta para alto mar entre São Paulo e Paraná, enquanto uma outra frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas voltaram a se formar sobre o sul gaúcho.

Uma grande massa de ar seco e quente se intensifica sobre o Brasil e influencia a maioria das áreas do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste, parte do Sul e do Norte do país. Esta massa de ar é associada a presença de uma grande alta pressão atmosférica sobre o interior do país que dificulta o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

A onda de calor está ganhando força sobre o Brasil e a temperatura segue em elevação.

O ar quente úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas se formam sobre a maior parte da Região provocando pancadas de chuva. 

 

 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 23/09/2023 -sábado


Região Sul 

 

A presença de ar quente e úmido vindos do Norte para o Sul do Brasil e a aproximação de uma nova frente fria geram mais áreas de instabilidade sobre parte da Região Sul. 

 

No litoral sul e na campanha gaúcha, o dia segue instável, com risco de chuva forte a qualquer hora. No sudoeste, região de Uruguaiana,  as pancadas de chuva ocorrem na madrugada e pela manhã e depois o tempo fica firme durante a tarde. Já no centro- leste e nordeste do Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora,  mas intercaladas com períodos de sol. 

Na serra, no litoral sul, nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí e também no leste do Paraná, o sol predomina pela manhã e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

 

Nas áreas a oeste e norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina,  no oeste, sul, centro e norte do Paraná, o sol fica forte o dia todo e algumas nuvens podem se formar,  mas não há previsão de chuva.

O ar quente está predominando sobre o Sul do Brasil e as temperaturas ficam elevadas,  podendo atingir marcas um pouco acima dos 40°C


Região Sudeste

 

Uma grande massa de ar quente e seco predomina sobre o Sudeste do Brasil deixando o ar seco. A baixa umidade do ar dificulta a formação de nebulosidade e ocorrência de chuva sobre o Sudeste, apesar das altas temperaturas. Uma frente fria começa a avançar pelo litoral paulista, mas afastada em alto mar e não consegue mudar o tempo.

 

Praticamente toda a região Sudeste tem um dia com sol forte e poucas nuvens,  sem condições para a chuva.  Só há previsão de algumas pancadas de chuva para região de São Mateus,  no litoral norte do Espírito Santo. 

 

O calor é bastante intenso durante a tarde. Temperaturas entre 38°C e 41°C, podem ocorrer pelo  interior de São Paulo, no oeste e norte de Minas Gerais e em algumas áreas do estado do Rio De Janeiro

Há possibilidade de recorde de calor em Belo Horizonte


Região Centro-Oeste

 

A grande massa de ar quente e seco que se instalou sobre o interior do Brasil influencia toda a Região Centro-Oeste.  Os níveis de umidade do ar estão baixos e as temperaturas seguem em elevação. O calor é intenso na maior parte do dia, com temperaturas que superam os 40°C em Goiás, Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso.

 

Praticamente todo o Centro-Oeste tem um dia com sol forte, poucas nuvens e sem condições para chuva. Só há possibilidade de pancadas de chuva na divisa de Mato Grosso com o Amazonas e Rondônia.

Há chance de recorde de calor para este ano em CuiabáGoiânia e Brasília.  

Temperaturas entre 38°C e 42°C podem ocorrer em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Região Nordeste

 

O ar seco e quente predomina sobre a Região Nordeste e poucas nuvens conseguem crescer pelo interior nordestino. A maior parte da Região tem um dia com sol forte, muito calor e sem condições para chuva. 

Algumas pancadas de chuva ocorrem no decorrer do dia no litoral de todo o Nordeste, na Zona da Mata e no Agreste, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Mesmo assim, essas regiões continuam tendo períodos com sol na maior parte do dia. Há possibilidade de um pouco de chuva também no sertão de Sergipe e de Alagoas. 

Temperaturas entre 38°C e 41°C devem ser registradas no interior do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.


Região Norte

O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do Brasil, o que permite a formação de nuvens carregadas em quase toda a Região.

 

Em quase todo o estado do Tocantins, no litoral e nordeste do Pará, no centro, sul e leste do Amapá têm bastante sol ao longo do dia e ficam sem chuva. 

O calor é bastante intenso e pode alcançar 40°C em áreas do Tocantins. 

 

Nuvens carregadas se formam sobre as demais áreas da Região Norte e provocam pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite. A maioria destas pancadas são de curta duração e em pequenas áreas.

A chuva mais intensa é esperada para Roraima e no norte do Amazonas

 

Alertas meteorológicos para 23/09/2023 -sábado


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Manaus, Boa Vista 


Alerta especial: perigo de temporal e de chuva volumosa, com rajadas de vento de até 80 km/h no litoral sul e na campanha gaúcha,


Alerta para temporais, com risco de rajadas de vento com até 70 km/h no sudoeste e centro-leste do Rio Grande do Sul


Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no centro e nordeste do Rio Grande do Sul (inclui serra), na serra e sul de Santa Catarina, em Roraima, no Amazonas (exceto no sul do estado), em Roraima e no oeste do Pará.


Atenção para chuva moderada no litoral da Bahia, no leste de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte


Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% no oeste de São Paulo,  no sul do Tocantins, oeste e norte de Goiás, centro, sul e leste de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias