Oferecido por
A primeira semana de outubro no Sul do Brasil tem sido marcada por acumulados de chuva elevados que estão afetando várias regiões, algumas delas se aproximando da média Climatológica para este mês. Essa condição meteorológica tem gerado preocupações em diversas áreas do Sul do país. A seguir, destacamos os acumulados de chuva em algumas cidades:
Rio Grande do Sul:
· Passo Fundo: 152.8 mm
· Erechim: 121 mm
· Ijuí: 80 mm
· Frederico Westphalen: 112.8 mm
Santa Catarina:
· Xanxerê: 98 mm
· Curitibanos: 159.6 mm
· Florianópolis: 76.6 mm
· Indaial: 96 mm
Paraná:
· Morretes: 82.2 mm
· Pato Branco: 120 mm
· Palmas: 70.4 mm
A persistência da chuva é influenciada pela atuação de um cavado, uma área alongada de baixa pressão que se estende sobre a Argentina, combinada com outros sistemas meteorológicos. A previsão para os próximos dias é a seguinte:
· Sexta-feira: Há previsão muita nebulosidade, principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul e leste do Paraná, com pancadas de chuva nessas regiões. Destaque para a faixa nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, onde a chuva ganha intensidade.
· Sábado: A chuva persiste durante todo o dia, afetando do centro do Rio Grande do Sul ao norte do Paraná. Alerta para faixa que se estende do norte do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná enfrentará chuvas frequentes ao longo do dia.
· Domingo: As chuvas continuarão, com destaque para a região extremo norte do Rio Grande do Sul ao norte do Paraná, onde são esperadas chuvas intensas ao longo do dia.
Além das chuvas, há um alerta para rajadas de vento no sábado. As rajadas variarão de 40 a 60 km/h em todo o Rio Grande do Sul e do norte do Paraná ao sul de Santa Catarina, onde podem atingir entre 60 e 80 km/h.