Oferecido por
em colaboração com Marcos Calil (Momento Astronômico)
No dia 14 de outubro de 2023 vai ocorrer um eclipse solar anular, um belíssimo espetáculo astronômico natural e que poderá ser observado no Brasil.
Mas apenas numa estreita faixa abrangendo vários estados do Nordeste e do Norte, será possível ver o eclipse solar anular na sua forma completa, que terá a aparência de um anel muito iluminado ao redor de um disco escuro.
Eclipse solar anular ocorre em 14/10/2023 (Foto: Getty Imagens)
A aparência do sol eclipsado vai variar de acordo com o local onde cada um estiver. Na maior parte do Brasil, a visão do eclipse será como “uma mordida na maçã, onde somente uma porção do disco solar ficará escurecida.
Visualização do eclipse solar anular nas capitais do Nordeste em 14/10/2023 (Fonte: timeandate.com)
Neste vídeo, o professor Marcos Calil explica como ocorre o eclipse solar.
Muito importante: proteção dos olhos para ver o eclipse
A observação do eclipse solar requer muito cuidado. É importante ressaltar que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos irreversíveis para visão e até, em casos extremos, cegueira.
NÃO devem ser utilizadas placas de Raio X, filmes fotográficos, vidros esfumaçados, reflexos em bacias com água e outros artefatos para a observação do Sol.
O que NÃO fazer para observar o eclipse solar (Arte:Climatempo/Fonte: Marcos Calil)
E como observar?
Existem duas maneiras bem seguras para observarmos um eclipse solar: de forma direta ou indireta. Vamos explicar de forma simples e você vai poder aplicar na prática a observação do eclipse com segurança.
1ª maneira – de forma direta: uma lente de vidro de solda número 14 serve para observar o Sol de forma direta. Como a lente de número 14 é difícil de ser encontrada, pode ser utilizado o número 12, porém nunca abaixo desse número. O custo unitário desta lente de solda é bastante acessível e possível ser encontrada em lojas de material de construção.
A figura abaixo apresenta a foto da lente de vidro de soldador e como observamos o eclipse.
Uso de filtro soldador para observação do eclipse solar
Para observar o eclipse solar utilizando-se da lente de vidro de solda é necessário seguir, rigorosamente, as etapas:
1º - abaixe a cabeça e coloque o vidro de solda na frente dos olhos;
2º - erga a cabeça e observe o eclipse durante, no máximo, dez segundos e;
3º- abaixe a cabeça e retire o vidro de solda.
Atenção! se você retirar da frente dos olhos a lente de vidro, enquanto estiver observando o Sol (etapa 2), com certeza sofrerá dores nos olhos. Por essa razão é indispensável cumprir todas as etapas, inclusive a etapa 3.
Filtro com lente de soldador número 14 para ver o eclipse solar (Arte: Climatempo/Fonte: Marcos Calil)
2ª maneira – de forma indireta: se você ficar com receio de realizar a observação direta, ou não conseguir adquirir a lente de vidro de soldador, ou ainda, se desejar mostrar o eclipse para uma criança, aconselha-se fazer a observação do eclipse de forma indireta.
Existem várias maneiras seguras, mas uma forma simples e interessante é utilizar um escorredor de macarrão ou de arroz que possua furos no formato de círculos. Na verdade, qualquer objeto que possua um furo no formato de círculo, podendo até ser feito numa folha de papel com um simples furar de agulha, pode ser utilizado. Daí é só projetar no chão e pronto!
A figura abaixo ilustra como observar de forma indireta um eclipse solar parcial utilizando um escorredor de macarrão.
Observação de eclipse solar com escorredor de macarrão
(Créditos: https://www.youtube.com/watch?v=_JDUinXkedM)