Oferecido por
Uma grande massa de ar seco se intensifica sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil deixando a maior parte destas regiões com poucas nuvens, sem chuva e com temperaturas elevadas.
Uma nova onda de calor ganha força no interior do Brasil nos próximos dias e atua especialmente sobre o Centro-Oeste.
Uma frente fria avança pelo mar e passa pelo Rio De Janeiro nesta quarta-feira se aproximando também do Espírito Santo. Áreas de instabilidade se espalham sobre os quatro estados da Região Sudeste e ainda atuam sobre o Sul do Brasil provocando chuva por vezes forte.
O ar úmido e quente está espalhado sobre o Norte do Brasil e muitas nuvens carregadas crescem sobre esta Região podendo provocar pancadas de chuva moderadas a fortes
Sol , calor e pancadas de chuva no Brasil (Foto: Getty Images)
Previsão do tempo para o Brasil para 18/10/2023 - quarta-feira
Região Sul
Áreas de instabilidade ainda crescem sobre o Sul do Brasil e provocam mais chuva. Mas uma massa de frio diminui a nebulosidade e o risco de chuva em parte do Rio Grande do Sul
Atenção: várias regiões dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão em alerta para inundação por causa da cheia dos rios, agravada com a chuva muito volumosa da primeira quinzena de outubro de 2023.
No centro-sul, leste e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, na serra e no litoral sul catarinense, o sol aparece entre muitas nuvens e faz frio.
O Vale do Itajaí, a Grande Curitiba e o litoral do Paraná passam o dia com céu nublado e chuva, mas que ocorre com fraca intensidade e não causa mais transtornos para a população.
No sudoeste, centro-oeste e norte do Paraná, o sol aparece ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva e raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.
No centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, no oeste, centro, norte de Santa Catarina e Grande Florianópolis, no centro, sul e leste do Paraná ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, e podem ter moderada a forte intensidade.
Região Sudeste
Uma frente fria avança pelo mar e passa pelo Rio de Janeiro nesta quarta-feira se aproximando do Espírito Santo. Áreas de instabilidade se espalham sobre parte da Região Sudeste.
O ar quente e seco ainda predomina sobre o oeste, centro, norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e no norte do Espírito Santo deixando o tempo firme, com muito sol e calor. Não chove nestas áreas.
No Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na Grande Belo Horizonte e no Vale do Rio Doce, no centro e sul do Espírito Santo (inclui Grande Vitória), no centro, norte e oeste de São Paulo, o sol aparece ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva e raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.
O litoral paulista tem dia chuvoso e a chuva pode ser volumosa no litoral norte. A Grande São Paulo e o Vale do Ribeira têm dia nublado com chuva fraca. No Vale do Paraíba, região de Campinas e de Sorocaba e no estado do Rio de Janeiro, ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, e podem ter moderada a forte intensidade.
O calor é intenso em Minas, onde a temperatura se aproxima dos 40°C na divisa com a Bahia.
Clique e confira os alertas meteorológicos para 18/10/23
Região Centro-Oeste
Uma grande massa de ar seco se intensifica sobre o interior do Brasil e deixando a maior parte do Centro-Oeste com poucas nuvens, sem chuva e com temperaturas elevadas.
Uma nova onda de calor ganha força no interior do Brasil nos próximos dias e atua especialmente sobre o Centro-Oeste.
Esse ar quente e ar seco atua sobre a região de Brasília, Goiás , quase todo o Mato Grosso e no norte e nordeste de Mato Grosso do Sul deixando o tempo firme, com sol forte o dia todo.
Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, no oeste e noroeste de Mato Grosso, o sol aparece em grande parte do dia, o calor é intenso podendo passar dos 40°C e ocorrem pancadas de chuva e raios à tarde e à noite, mas em áreas isoladas.
Região Nordeste
Uma grande massa de ar seco e quente influencia o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre a maior parte desta Região. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens.
Quase todo o Nordeste tem mais um dia com sol forte e algumas nuvens, mas sem ocorrência de chuva.
Algumas pancadas de chuva podem ocorrer na faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata entre Pernambuco e Salvador
Pancadas de chuva ocorrem também no litoral do Maranhão e do Piauí.
Região Norte
O ar úmido e quente predomina sobre a maior parte da Região Norte permitindo a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de pancadas de chuva. A chuva alivia um pouco calor, mas não é suficiente para reverter o quadro seca que é observado atualmente em muitas áreas da Região.
O sol forte predomina no sul e leste do Pará e sobre todo o Tocantins. No Acre, no Amazonas e em Roraima, o dia é com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes, que podem ser moderadas a fortes.
Nas demais áreas da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.