Oferecido por
Uma massa de ar seco influencia parte do Centro-Oeste, do Norte e o Nordeste do Brasil inibindo a ocorrência de chuva e deixando a temperatura elevada.
Uma frente fria se afasta do Brasil na altura do Espírito Santo. Áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sudeste e sobre o Sul do Brasil provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva, por vezes com forte intensidade.
O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do Brasil e permite a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva moderadas a fortes
Sol e pancadas de chuva voltam a ocorrer sobre o Brasil (Foto: Getty Images)
Previsão do tempo para o Brasil para 20/10/2023 - sexta-feira
Região Sul
Áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e provocam mais chuva sobre a maior parte da Região.
Atenção: várias regiões dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão em alerta para inundação por causa da cheia dos rios, agravada com a chuva muito volumosa da primeira quinzena de outubro de 2023.
No centro, sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, o sol o dia todo, com períodos de muitas nuvens, mas não há previsão de chuva.
No norte e noroeste do Paraná tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.
Em todas as demais áreas do Sul do Brasil, incluindo a Grande Curitiba e Grande Florianópolis, ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ter moderada a forte intensidade.
Há risco de temporais no noroeste gaúcho, no centro-oeste de Santa Catarina, no centro, oeste e sul do Paraná
Região Sudeste
Uma frente fria se afasta do Espírito Santo. O ar úmido e quente está espalhado sobre a maior parte da Região Sudeste permitindo a formação de nuvens carregadas.
O litoral paulista tem céu nublado, chuva fraca e temperatura amena. Na Grande São Paulo, no Vale do Ribeira e no Vale do Paraíba, no estado do Rio De Janeiro, na Zona da Mata Mineira, em Vitória e no sul do Espírito Santo, o dia fica nublado, com períodos de sol à tarde, com temperatura amena e com chance de garoa de manhã e à noite.
A região do Vale do Rio Doce, divisa com o Espírito Santo e o interior capixaba tem períodos com sol entre muitas nuvens
Na Grande Belo Horizonte e nas demais áreas de Minas Gerais, no centro, norte e oeste de São Paulo, o sol aparece ao longo do dia, sempre com algumas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em vários locais.
Na região Sorocaba e no sul de São Paulo, ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens, e pode chover fraco.
Região Centro-Oeste
O ar seco e quente se intensifica sobre Mato Grosso e sobre Goiás reduzindo a nebulosidade e deixando as temperaturas elevadas, que devem superar os 40°C em diversas áreas. O sol aparece forte nestas áreas, mas algumas pancadas de chuva podem ocorrer à tarde na divisa de Goiás com Minas Gerais. O Distrito Federal tem sol o dia todo e algumas pancadas de chuva à tarde.
O ar úmido e quente predomina sobre Mato Grosso do Sul, permitindo a formação de algumas nuvens carregadas, exceto na divisa com Mato Grosso.
Temperaturas acima dos 40°C ainda são observadas em várias áreas desse estado, apesar das pancadas de chuva.
Região Nordeste
Uma grande massa de ar seco e quente predomina sobre o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre a maior parte desta Região.
Praticamente todo o Nordeste tem um dia com muito sol, poucas nuvens, sem condições para chuva.
Algumas pancadas de chuva podem ocorrer na faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata desde Alagoas até o Maranhão.
Temperaturas acima dos 40°C podem ser observadas em várias áreas do interior da Bahia, Maranhão e Piauí
Região Norte
O ar seco e quente predomina sobre o Tocantins e em quase todas as áreas do Pará e do Amapá deixando o tempo fica firme, com sol e sem condições para chuva.
Altas temperaturas, que podem ficar em torno dos 40°C durante a tarde, podem ser observadas no Tocantins, sul e leste do Pará.
Algumas pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde no oeste, noroeste e litoral do Pará e no norte do Amapá.
Em Roraima, no Amazonas, no Acre e norte de Rondônia, o ar úmido e quente predomina permitindo a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de pancadas de chuva.
No Acre, no Amazonas e em Roraima, as pancadas de chuva são mais frequentes e podem ser moderadas a fortes