Oferecido por
A região sul do Brasil está enfrentando um período prolongado de chuvas, que se estenderá até o próximo domingo. Nas últimas semanas, as precipitações se concentraram principalmente nas áreas de fronteira a oeste dos estados da região, com destaque para o Rio Grande do Sul, que registrou acumulados significativos.
Concentração de Chuvas na Fronteira Oeste dos Estados
Nos últimos cinco dias, as chuvas se concentraram nas áreas da fronteira oeste dos estados do sul. Destaca-se o Rio Grande do Sul, que registrou acumulados importantes. A estação do CEMADEN em Uruguaiana - Cabo Luiz Quevedo, no RS, registrou 137.6mm, e a estação em Alegrete - Centro, também no RS, marcou 87.6mm.
Previsão para os próximos dias
Quarta-feira e Quinta-feira: A previsão indica a continuidade das instabilidades devido à alta umidade e ao aquecimento diurno. Pancadas de chuva, acompanhadas por raios, são esperadas do sul de Santa Catarina ao norte do Paraná. A faixa litorânea entre Florianópolis e Curitiba enfrentará muita nebulosidade, com previsão de tempo chuvoso na quarta-feira.
Sexta-feira (27/10): A chuva ganhará força, especialmente entre o centro do Rio Grande do Sul e o norte do Paraná. Um cavado, área de baixa pressão, combinado com variabilidade nos ventos em altos níveis da atmosfera, favorecerá a formação de chuva. Atenção para faixa sudoeste do Paraná enfrentará tempestades e chuvas volumosas.
Sábado (28/10): As instabilidades se ampliarão, prevendo chuva em todas as regiões dos três estados. Destaca-se o risco de tempestades na faixa entre o extremo norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. A atenção é máxima devido aos rios da região já apresentarem volumes elevados em outubro.
Domingo (29/10): Embora o sol retorne em todos os três estados, são esperadas pancadas de chuva do extremo sul gaúcho ao norte do Paraná. Mais uma vez, a atenção se volta para as regiões entre Santa Catarina e o Paraná, onde as pancadas de chuva podem ser intensas.