1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva no Amazonas apenas alivia o calor. Seca continua.
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva no Amazonas apenas alivia o calor. Seca continua.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

O estado do Amazonas está entre os locais onde mais choveu no Brasil nos últimos 15 dias. No mapa produzido com dados do Instituto Nacional de Meteorologia é possível ver que o volume de chuva acumulado entre 10 a 25 de outubro variou de 50 a 90 mm em grande parte do Amazonas. Mas uma faixa central do estado recebeu até 120 mm e pequenas áreas (em azul claro) acumularam até 200 mm.

 

 

Chuva acumulada no Brasil de 10 a 25 de outubro de 2023 (Fonte: Inmet)

 

A chuva que está acontecendo agora em outubro ajuda apenas a aliviar o calor. Essas pancadas de chuva não têm nem volume, nem frequência e nem abrangência suficientes para causar algum efeito relevante de diminuição da grave seca que é observada especialmente no Amazonas, no Acre e em Rondônia. 

 

 

Outubro com calor histórico em Manaus 
 

Na primeira quinzena de outubro de 2023, a cidade de Manaus passou vários dias consecutivos com temperaturas entre 38°C e 40°C, atingindo efetivamente a marca dos 40,0°C, em 10 de outubro de 2023, de forma inédita, pela primeira vez na sua história climática desde 1909, pela medição oficial do Instituto Nacional de meteorologia.

 

Esse calor muito acima do normal só diminuiu com a volta das pancadas de chuva na virada da primeira para segunda quinzena de outubro.

 

É o que se pode observar nos gráficos abaixo. O período de calor intenso foi também de tempo seco, sem ocorrência de chuva. Quando as pancadas de chuva retornaram, a queda da temperatura foi imediata.

 

Chuva em Manaus alivia o calor (Fonte: Inmet)

 

A Climatologia do Amazonas mostra que os meses de julho, agosto e setembro são de pouca chuva, pois fazem parte do trimestre natural de estiagem no estado.  Nestes meses é comum termos pouca chuva e elevação de temperatura.

 

Porém neste ano de 2023, a chuva começou a diminuir mais cedo e o que merece um destaque especial é o calor muito acima do normal, que foi observado já em setembro, mas principalmente na primeira quinzena de outubro. 

 

Esse calor muito acima do normal certamente  teve um impacto negativo não só na população do Amazonas,  mas também na vegetação e nos animais.

 

 

Previsão do tempo para os próximos dias

 

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Norte, o que permite a formação de nuvens carregadas sobre quase toda a região e a ocorrência das pancadas de chuva. 

 

Nesta sexta-feira,  26 de outubro,  o sol e o tempo seco predominam no centro-norte e litoral do Pará e no Amapá. Não há previsão de chuva nessas áreas.

Para as demais áreas da Região Norte, incluindo a região de Manaus de todo o Amazonas, a previsão é de um dia com períodos com sol e várias pancadas de chuva com raios no decorrer do dia. As pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde e à noite e podem ser moderadas a fortes.

 

A tendência a partir de sexta-feira é de diminuição da chuva sobre a Região Norte do Brasil.

 

No Amazonas,  Acre e em Rondônia, a sexta-feira ainda será um dia com o tempo instável,  com várias pancadas de chuva que podem ser fortes em alguns momentos. 

 

Já para os demais estados da Região Norte, a previsão é de bastante sol e pouca chuva na sexta-feira. Em Roraima, deve chover em algumas no sul do estado. No Amapá só deve chover no extremo norte. No Pará, algumas pancadas de chuva acontecem no sul do estado. No Tocantins, essas pancadas de chuva ainda podem ocorrer em quase todas as regiões, mas com menos frequência do que nos últimos dias.

 

Já para o fim de semana, a previsão é de predomínio de sol e baixa probabilidade de chuva em Manaus e nas áreas ao norte e leste do Amazonas. As outras áreas do estado continuam tendo pancadas de chuva. Também deve chover em todas as áreas do Acre e na maioria das áreas de Rondônia. No domingo, o norte de Rondônia deve ficar seco. A diminuição da chuva causa um aumento das temperaturas.

 

O fim de semana também será com muito sol e mais calor em Roraima,  no Amapá e no Pará.  O extremo norte do Amapá poderá ter algumas pancadas de chuva passageiras.

O Tocantins ainda tem pancadas de chuva no fim de semana, mas com curta duração e em pequenas áreas. O calor também tende a aumentar no estado.

  

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias