1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / São Paulo pode ter chuva forte e recorde calor nesta quarta
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo pode ter chuva forte e recorde calor nesta quarta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por


Uma grande massa de ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e determina as condições do tempo também no estado de São Paulo nesta quarta-feira. 


Nuvens carregadas voltam a se formar à tarde em todas as regiões paulistas e novas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde e em parte da noite


Para o litoral e para o extremo oeste do estado, região de Presidente Prudente, não há expectativa de transtornos por causa da chuva. Mas na Grande São Paulo e nas demais áreas do interior paulista, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes e de raios, mas de maneira isolada. As rajadas máximas de vento não devem superar os 70 km/h. A chuva na cidade de São Paulo não deve ser generalizada.

 

Nuvens de temporal sobre São Paulo na tarde de 9/1/2024 (Foto: José Alexandre)


Possível recorde de calor na cidade São Paulo

 

A tarde desta quarta-feira poderá ser a mais quente de 2024 até agora na cidade de São Paulo. A previsão da Climatempo é de temperatura de 35°C. O recorde atual de maior temperatura deste ano é de 34,3°C, em 8/1/24.

 

 

Resumo do temporal em São Paulo em 9/1/24


O excesso de calor e a umidade do ar elevada formaram as nuvens carregadas que provocaram novos temporais sobre a Grande São Paulo  na tarde de 9 de janeiro de 2024, terça-feira.


A chuva forte não foi tão generalizada como na segunda-feira e caiu especialmente sobre as zonas central, norte e oeste da capital paulista.


Calor

 

A temperatura máxima provisória na cidade de São Paulo nesta terça-feira foi de 33,7°C.

Com 39,4°C de temperatura máxima, a cidade de Registro, no Vale do Ribeira, no Sul do estado de São Paulo, ficou entre as mais quentes do país.


Alagamentos e volumes de chuva

 

A chuva forte desta terça-feira, 9/1, causou 10 pontos de alagamento, segundo informações no site do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura da capital paulista, e todos ainda estavam ativos por volta das 20 horas. Deste total, 5 alagamentos foram intransitáveis. Na segunda-feira, 8/1, a cidade de São Paulo teve 18 pontos de alagamento, sendo 9 intransitáveis.


Volumes de chuva na Grande São Paulo, igual ou acima de 30 mm acumulados até às 20 horas de 9/1/2024, segundo o CGE, Inmet e Cemaden


Vila Maria: 38,4 mm

Sé: 36,2 mm

Luz: 60,6 mm

Moóca: 35,3 mm

Rio Tamanduateí/Mercado Municipal: 40,0 mm (até 18h25)

Córrego Anhangabaú/Av. 23 de maio: 40,4, mm (até 18h25)


Rajadas de vento e granizo

 

Durante o temporal, o aeroporto Campo de Marte, na zona norte da cidade São Paulo, registrou uma rajada de vento com 96 km/h às 16h45 e outra com 74 km/h, às 17h


No aeroporto internacional de Guarulhos não houve registro de ventania, mas houve queda de granizo por volta das 18h.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias