1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / ALERTA DE TEMPORAIS NA REGIÃO SUL
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ALERTA DE TEMPORAIS NA REGIÃO SUL

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Conforme previsto, entre a tarde e a noite de terça-feira (16), grandes temporais atingiram o estado do Rio Grande do Sul (RS).

 

Nesta quarta (17) e também na quinta-feira (18), as condições meteorológicas são muito propícias para o desenvolvimento de nuvens carregadas nos três estados da Região. 

 

Quarta-feira (17):
Durante a tarde e a noite, temporais são esperados para o centro-norte do RS e todo o estado de Santa Catarina (SC). Na Grande Porto Alegre, ainda há potencial para novos eventos de chuva forte, especialmente entre o fim da tarde e a noite. 
No Paraná (PR), as pancadas de chuva não serão generalizadas, mas ainda assim há risco de pancadas localmente fortes com raios e rajadas fortes de vento, especialmente no sul e no leste do estado (inclusive na Grande Curitiba).  

 

Quinta-feira (18):

Alto risco de temporais/chuva volumosa no norte do RS, na Serra gaúcha, no estado de SC e no sul e no leste do PR. 

 

Outras informações importantes:
A ocorrência de temporais e também de chuva persistente e volumosa pode acarretar enxurradas, enchentes, transbordamento de córregos e rios e deslizamento de terra. 
Além disso, a população deve-se atentar também para a ocorrência de granizo e muita incidência de descargas atmosféricas. 
Outro fator de grande risco é o de ventania na Região. Durante a ocorrência de tempestades, ventos intensos (podendo variar de 70 a 100 km/h) são esperados. Além dos ventos associados à ocorrência de tempestades, há também previsão de rajadas moderadas a fortes e frequentes na maior parte da Região, por causa do processo de formação e de desenvolvimento de um ciclone extratropical no mar, próximo da costa do RS e de SC (que terá sua atuação ao longo da quinta-feira). 

A ventania pode causar queda de galhos e/ou árvores, impactos no fornecimento de energia e destelhamentos.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias