Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Estado de São Paulo em alerta para temporais e alagamentos

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Estado de São Paulo em alerta para temporais e alagamentos

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    O excesso de calor e de umidade no ar e a formação de uma frente fria na costa de São Paulo provocaram muitas nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo  na sexta-feira, 19 de janeiro. Acumulados acima de 100 mm em 24 horas foram observados em várias regiões do interior paulista, comprovando as previsões divulgadas ao longo da semana pela Climatempo e pela Defesa Civil de São Paulo. A chuva forte causou mais de 20 alagamentos na cidade de São Paulo.

     

    Estado de São Paulo em alerta para temporais e alagamentos (Foto: São Paulo (SP), por Marcelo Pinheiro)


    As regiões de Campinas e de Sorocaba foram as mais atingidas no interior paulista. Na capital, a chuva foi mais intensa em áreas da zona leste, com acumulado de quase 100 mm em 24 horas na Penha, segundo o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas Em apenas 1 hora choveu 46,8 mm neste local.O córrego Moóca estava na iminência de transbordamento às 19h, mas o extravasamento não chegou a ocorrer, de fato. 

     

     

    temporal SP 19-1-2024 anima

    Nuvens carregadas crescem sobre todo o estado de São Paulo


    Mais chuva neste sábado


    A Climatempo ALERTA para mais temporais neste sábado, 20, que devem ser mais fortes e generalizados em todo o estado. As áreas de instabilidade se intensificam e grandes volumes de chuva devem ser acumulados em todo o estado. Porém, a chuva mais volumosa deve cair sobre o litoral e em áreas do centro, sul e leste do estado, incluindo regiões como as a Grande São Paulo, Sorocaba, o Vale do Paraíba, o Vale do Ribeira, Itapetininga, Avaré, Campinas, Mantiqueira, Piracicaba e São Carlos. Todo o litoral paulista terá muita chuva.


    O domingo ainda será com tempo instável, até com alguns períodos com a presença do sol, mas ainda com condições para chuva a qualquer hora, em todo o estado.


    Temporal em São Paulo 19/1/24


    Alagamentos

     

    Até à meia noite de 19/1/2024, o CGE contabilizou no seu site 24 alagamentos na cidade de São Paulo.


    Volumes de chuva na cidade de São Paulo

     

    Confira os maiores volumes de chuva acumulados no dia 19/1/24, na cidade de São Paulo, de acordo com o CGE


    98,8 mm Penha/Rincão

    66,0 mm Ipiranga

    48,2 mm Vila Prudente

    34,2 mm Santo Amaro

    27,8 mm Parelheiros/Barragem

    26,8 mm Itaim Paulista

    25,2 mm São Miguel Paulista

    24,8 mm Tremembé


    Na Grande São Paulo, o Cemaden registrou 58,8 mm em Guarulhos/Cumbica, em 24 horas, entre 2h20 do dia 19 e 2h20 de 20/1/2024. Em São Caetano do Sul/Cerâmica choveu 70,6 mm, em São Bernardo do Campo/Rudge Ramos choveu 68,8 mm. Diadema/Taboão acumulou 65,0 mm neste período e Santo André/Santa Terezinha, 57,3 mm


    Volumes de chuva elevados no interior 

     

    Maiores volumes de chuva contabilizados pelo Cemaden entre 2h20 do dia 19 e 2h20 de 20/1/2024


    136,5 mm Sorocaba/Cerrado

    111,8 mm Votorantim/Centro

    109,8 mm Conchas/Delegacia

    79,8 mm Marília/Realengo

    73,2 mm Limeira/Distrito Tatu

    72,6 mm Vargem Grande do Sul/Centro

    66,0 mm Capivari

    57,6 mm Cosmópolis

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias