1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Recordes de baixa temperatura em várias capitais
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Recordes de baixa temperatura em várias capitais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Com o grande aumento da nebulosidade, chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar, várias capitais brasileiras registraram recordes de baixa temperatura nesta terça-feira, 23 de janeiro. Algumas registram um recorde duplo, com a menor temperatura do ano e a menor temperatura máxima do ano, até agora.

 

Já em Maceió, capital de Alagoas, o recorde foi de calor e pelo segundo dia consecutivo. 

 

Chuva, céu nublado e vento frio derrubaram a temperatura em várias capitais brasileiras em 23/1/24

(Foto: São Paulo (SP), por Paula Soares)

 

 

Duplo recorde de baixa temperatura no Rio De Janeiro (RJ)

 

A temperatura no Rio de Janeiro inverteu completamente nesta terça-feira! As maiores temperaturas do dia ocorreram entre 21 horas de ontem e 1 hora da madrugada desta terça-feira, 23.

 

Considerando as estações de Jacarepaguá, Forte Copacabana e Marambaia, de responsabilidade do Instituto Nacional de Meteorologia : 

temperatura máxima de 23/1/24: 25,4°C à 00h do dia 23/1, na estação Forte Copacabana. O recorde anterior era de 26,0°C, em 1/1 , no Forte Copacabana.

 

A temperatura mínima até às 18h era de 19,2°C na Vila Militar e em Jacarepaguá, já é recorde de menor temperatura de 2024, mas a tendência era de declínio ainda. O recorde anterior era de 20,2°C, em 1/1 na Vila Militar e em Jacarepaguá.

 

A acentuada queda da temperatura já estava prevista para esta terça-feira e foi resultado da combinação de três fatores: céu nublado (falta de sol), chuva persistente (inibe o aquecimento do ar) e ventos frios de origem polar (esfria o ar com mais eficiência).

 

 

Duplo recorde de baixa temperatura em Campo Grande (MS)

 

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, registrou nesta terça-feira, 23 de janeiro, a menor temperatura em 2024 e a menor temperatura máxima do ano, até agora.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura desta terça foi de 20,6°C e que agora é a menor de 2024. O recorde anterior era de 20,9°C, em 3 de janeiro.

 

O recorde de menor temperatura máxima foi batido pelo segundo dia consecutivo com o valor de 28,2°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima em 2024 era de 29,1°C, no dia 22 de janeiro.

 

 

Tarde mais fria do ano em Curitiba (PR)

 

A tarde de 23 de janeiro é agora a mais fria do ano em Curitiba, por enquanto. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 19,6°C de temperatura máxima. O recorde de menor máxima foi batido pelo segundo dia consecutivo, já que a menor máxima era de 20,6°C observada nesta segunda, 22 de janeiro.

 

A temperatura mínima em Curitiba nesta terça-feira foi de 15,7C, a segunda menor do ano, apenas 1 décimo acima do recorde de 2024, até o momento, que é de 15,6°C, em 1 de janeiro.

 

A acentuada queda da temperatura já estava prevista para esta terça-feira e foi resultado da combinação de três fatores: céu nublado (falta de sol), chuva persistente (inibe o aquecimento do ar) e ventos frios de origem polar (esfria o ar com mais eficiência)

 

Recorde de tarde mais fria do ano em São Paulo (SP)


A cidade de São Paulo registrou sua tarde mais fria de 2024, até agora. A temperatura máxima foi de apenas 20,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Até então, o recorde de menor temperatura máxima do ano era de 23,6°C, em 1 de janeiro.

 

No aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, a temperatura às 15 horas era de apenas 18°C, mas com sensação térmica de 12°C devido ao vento com 26 km/h. 

 

A acentuada queda da temperatura já estava prevista para esta terça-feira e foi resultado da combinação de três fatores: céu nublado (falta de sol), chuva persistente (inibe o aquecimento do ar) e ventos frios de origem polar (esfria o ar com mais eficiência)

 

A Climatempo prevê que novo recorde nesta quarta-feira, 23, desta vez de menor temperatura do ano. A mínima prevista é de 16°C. Em janeiro de 2023, a menor temperatura em São Paulo foi de 15,2°C


Menor temperatura do ano em Florianópolis (SC)

 

A madrugada de 23 de janeiro foi a mais fresca do ano até agora em Florianópolis. O Instituto nacional de meteorologia registrou 19,3°C de temperatura mínima . O recorde anterior era de 20,2°C, em 1 de janeiro.

 

A temperatura nesta quarta-feira, 24, deve cair mais na capital catarinense e novos recordes poderão ocorrer, tanto de menor temperatura do ano como de menor máxima do ano.


Recorde de calor em Maceió

 

Maceió, capital de Alagoas, registrou o recorde de calor para 2024 pelo segundo dia consecutivo. Nesta terça-feira, 23 de janeiro, a máxima foi de 35,9°C. O recorde anterior de maior temperatura do ano era de 35,7°, observado nesta última segunda-feira, 22 de janeiro.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias