Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Bacia do Rio Doce em alerta para inundação

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Bacia do Rio Doce em alerta para inundação

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul vem produzindo grandes volumes de chuva sobre estados do Nordeste, do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil nos últimos dias. 

     

    A ZCAS permanece ativa sobre o Brasil neste último fim de semana de janeiro de 2024, mas deve se desconfigurar na segunda-feira, 29. Na próxima semana, as pancadas de chuva vão continuar na maioria das áreas que estiveram sob influência da ZCAS esta semana, porém, a chuva já não deve ser persistente e tão volumosa.

     

    Bacia do Rio Doce em alerta para inundação

    A região da  bacia do Rio Doce, no leste de Minas Gerais, está em alerta para inundação, pela avaliação do Sistema Geológico do Brasil. O grande volume de chuva provocado pela ZCAS, de forma generalizada, elevou o nível dos rios.

     

    Na madrugada do dia 27 de janeiro, o nível do rio Doce estava na cota de alerta para inundação na região de Governador Valadares (MG) e de Linhares (ES). Com a continuidade da chuva neste fim de semana,  a situação pode piorar.

     

    Rio Doce atinge cota de alerta para inundação (cor laranja) em Governador Valadares (MG) e em Linhares (ES)

    (Fonte: Serviço Geológico do Brasil)

     

     

    Volumes de chuva

    A semana termina com chuva muito volumosa em áreas da Bahia, Goiás, de Mato Grosso e do Distrito Federal.

     

    Em 24h, entre 20h do dia 25 e 20h de 26 de janeiro de 2024, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 144,8 mm de precipitação em Ibotirama, no Vale do São Francisco, na Bahia. A média normal de chuva para janeiro na região varia de 140 a 180 mm.

     

    Em Barreiras, no oeste baiano, choveu 107,2 mm, sendo que a média para janeiro é de 172 mm. Já choveu quase 281 mm desde o início do mês. A região de Luiz Eduardo Magalhães acumulou 67.6 mm.


    Em Mato Grosso, a chuva foi volumosa em Querência, no nordeste do estado. Entre 20h do dia 25 e 20h de 26 de janeiro de 2024, o Inmet registrou 113,2 mm


    Em Goiás, também entre 20h do dia 25 e 20h de 26 de janeiro de 2024, o Inmet registrou 99,8 mm em Monte Alegre de Goiás. No Distrito Federal, choveu 75,8 mm em Brazlândia neste período e 43,2 mm em Brasília.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias