Oferecido por
A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul vem produzindo grandes volumes de chuva sobre estados do Nordeste, do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil nos últimos dias.
A ZCAS permanece ativa sobre o Brasil neste último fim de semana de janeiro de 2024, mas deve se desconfigurar na segunda-feira, 29. Na próxima semana, as pancadas de chuva vão continuar na maioria das áreas que estiveram sob influência da ZCAS esta semana, porém, a chuva já não deve ser persistente e tão volumosa.
Bacia do Rio Doce em alerta para inundação
A região da bacia do Rio Doce, no leste de Minas Gerais, está em alerta para inundação, pela avaliação do Sistema Geológico do Brasil. O grande volume de chuva provocado pela ZCAS, de forma generalizada, elevou o nível dos rios.
Na madrugada do dia 27 de janeiro, o nível do rio Doce estava na cota de alerta para inundação na região de Governador Valadares (MG) e de Linhares (ES). Com a continuidade da chuva neste fim de semana, a situação pode piorar.
Rio Doce atinge cota de alerta para inundação (cor laranja) em Governador Valadares (MG) e em Linhares (ES)
(Fonte: Serviço Geológico do Brasil)
Volumes de chuva
A semana termina com chuva muito volumosa em áreas da Bahia, Goiás, de Mato Grosso e do Distrito Federal.
Em 24h, entre 20h do dia 25 e 20h de 26 de janeiro de 2024, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 144,8 mm de precipitação em Ibotirama, no Vale do São Francisco, na Bahia. A média normal de chuva para janeiro na região varia de 140 a 180 mm.
Em Barreiras, no oeste baiano, choveu 107,2 mm, sendo que a média para janeiro é de 172 mm. Já choveu quase 281 mm desde o início do mês. A região de Luiz Eduardo Magalhães acumulou 67.6 mm.
Em Mato Grosso, a chuva foi volumosa em Querência, no nordeste do estado. Entre 20h do dia 25 e 20h de 26 de janeiro de 2024, o Inmet registrou 113,2 mm
Em Goiás, também entre 20h do dia 25 e 20h de 26 de janeiro de 2024, o Inmet registrou 99,8 mm em Monte Alegre de Goiás. No Distrito Federal, choveu 75,8 mm em Brazlândia neste período e 43,2 mm em Brasília.