Oferecido por
No último final de semana a atuação de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, agravou ainda mais a situação de chuva em todo o estado da Bahia. Cerca de 12 cidades do estado decretaram situação de emergência em decorrência do alto volume de chuva; além dos prejuízos, mais de 500 pessoas precisaram deixar as casas em Muquém de São Francisco, no interior do estado.
A ZCAS já desconfigurou nesta segunda-feira (29), mas o mês de janeiro ainda se despede com muita entrada de umidade em parte do estado, em decorrência da circulação dos ventos. A semana começa ainda instável com pancadas concentradas sobre as cidades do oeste e noroeste baiano. A tendência é que a partir desta terça-feira (30), o ar seco comece se expandir um pouco mais, diminuindo a condição de chuva.
Foto: Getty Images
Alguns municípios de divisa com Goiás, Piauí e Minas, vão seguir recebendo pancadas mais irregulares até o final desta semana, mas, sem indicativo de temporais ou acumulados elevados. Salvador, vai seguir sem chuva, pelo menos até a quinta-feira, 1 de fevereiro e o mesmo vale para as cidades do centro-sul e litoral da Bahia.
Atenção para o primeiro final de semana de fevereiro
A partir de sexta-feira (02), a entrada constante de umidade vai favorecer de novo muitas nuvens carregadas sobre a região de Salvador e as cidades do oeste, sul e interior da Bahia novamente a partir da sexta. O primeiro final de semana de fevereiro será de atenção para pancadas moderadas a forte e em decorrência da chuva dos últimos dias - o potencial para novos transtornos aumenta.